Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação de um galpão fabril em escritórios para o Monolot Studio foi desenvolvida em estreita colaboração com o cliente, tanto no processo projetual quanto nos dias de inspeção, durante os quais inúmeras novas soluções foram criadas. Os investidores, Honza e David, fundadores da Monolot, são bons amigos e nos complementamos em nossa colaboração, sempre levando o projeto e a implementação em direção a uma solução melhor.
O Monolot Studio está localizado em uma antiga fábrica de cabos elétricos no distrito de Holešovice, em Praga. O galpão de produção elevado foi parcialmente sobreposto, e o layout foi dividido em várias salas. O volume interno é feito de blocos de argila sem reboco com pintura branca. Toda a reconstrução tem um espírito industrial minimalista, com as estruturas de cores claras. A camada superior das paredes originais foi removida, e os tijolos expostos também foram branqueados. Onde foram encontrados remanescentes de aberturas ou novas foram adicionadas, criou-se uma fina soleira em contraste com a rusticidade do restante do projeto.
Os espaços recém-criados estão conectados ao volume original dos escritórios, que foi renovado em 2020, e ligados por dois corredores. Na lateral voltada para o pátio, com a entrada na Rua Dělnická, foi criado um acesso e um escritório separados. Este último possui uma nova entrada com uma porta de vidro em uma moldura de madeira, dimensionada para se relacionar com o resto da fachada e iluminar o espaço. Uma divisória baixa embutida, separando as duas salas principais sobrepostas, esconde os banheiros, o depósito e uma cozinha.
As áreas de escritório são cobertas pelo pano de fundo e possuem um piso embutido feito de estrutura metálica com isolamento acústico. Em direção ao escritório, o mezanino é finalizado com uma divisória de vidro em uma moldura de madeira perfilada. Do lado da área de refeições, o mezanino apresenta um corrimão de ferro pintado de branco em uma estrutura de madeira em faixas. Uma escada de madeira muito estreita leva ao primeiro andar, escondida atrás da área de armazenamento da cozinha. Na parede perto da área de refeições foram encontrados remanescentes de vitrais Luxfer os quais criam uma janela quadrada monumentalmente grande que ilumina as áreas comuns. Em contraste com os espaços brancos dos escritórios e outras áreas, as superfícies dos ambientes sociais são pretas, incluindo os revestimentos.