- Área:
54 m²
Ano:
2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta arquitetura é um pequeno atelier construído no jardim de uma casa existente. O espaço fica em uma área residencial próxima ao aeroporto no sul de Okinawa, Japão. Ele está um pouco recuado da via principal, mas é cercado pelo pátio de materiais de uma empresa de construção e pelo pátio da casa de um vizinho, por isso, o jardim é ensolarado e arejado. O proprietário queria manter o jardim e construir um pequeno atelier. Além disso, ele estava preocupado com a vista da rua e da casa do vizinho para a casa principal. Ao considerar a construção, pensamos que seria interessante criar um volume que não apenas funcionasse como um atelier, mas também servisse como uma zona de amortecimento entre a casa e a cidade e entre a casa e o ambiente natural.
Em Okinawa, originalmente existia uma pequena zona de amortecimento chamada “Hinpun“. Ela refere-se à fronteira entre o público e o privado ou o espaço na fronteira entre a cidade e a residência. Embora não seja necessária para a vida diária, essas Hinpun permitem que as pessoas aproveitem o ar livre sem comprometer a privacidade, e também ajudam a lidar com o fluxo de visitantes e protegem contra tempestades. Entendemos que seria desejável construir este atelier como uma Hinpun.
O atelier e o pátio são posicionados entre a casa principal, que é o núcleo, e a cidade, como se fosse uma Hinpun, e um jardim é posicionado na frente do grande pátio de materiais no lado leste da edificação. A parede do atelier não só serve como zona de amortecimento, mas também como uma linha apropriada de fluxo entre os visitantes da casa principal e do atelier. A entrada e o atelier são conectados por uma grande porta de correr, que abre o atelier para a cidade, conectando o jardim frontal, o pátio e o jardim do lado leste, ou se fecha como uma parede para permitir o trabalho sem se preocupar com a privacidade. Ao abrir e fechar os acessórios, a distância da cidade e da natureza pode ser ajustada de acordo com a sensação do momento e o clima.
Ao fazer com que o atelier funcione como uma Hinpun para o ambiente circundante, buscamos uma relação generosa onde as pessoas possam viver enquanto ajustam seu senso de distância em relação à cidade.