O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), médico de formação, afirmou faltar acupuntura para reduzir o estresse do mercado financeiro com as medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Horas após o governo detalhar o pacote de corte de gastos, na quinta-feira 28, o dólar fechou em forte alta de 1,30%. Nesta sexta, a moeda americana avançou 0,19%, cotada a 6 reais.
Questionado na noite de quinta pela Folha de S.Paulo, Alckmin declarou que a alta é “transitória”. “Está faltando acupuntura aí para baixar o estresse”, recomendou.
“Na hora em que for ficando claro que o governo vai cumprir o arcabouço fiscal e que está tomando medidas de curto e médio prazo também, de controle de gastos, essas questões do câmbio vão normalizar.”
O governo projeta economizar 70 bilhões de reais nos próximos dois anos. Até 2030, a meta é poupar 327 bilhões. Estão na lista medidas como alterações no salário mínimo e no acesso ao abono salarial, uma nova regra de aposentadoria para os militares e um enfrentamento mais firme aos supersalários de servidores públicos.