Grandes Obras

Governo brasileiro condena assassinato de líder do Hamas e pede cessar-fogo em Gaza

Governo brasileiro condena assassinato de líder do Hamas e pede cessar-fogo em Gaza


O governo brasileiro condenou o assassinato do chefe do escritório político do Hamas, Ismail Haniyeh, ocorrido nesta quarta-feira (31), no Irã.

Em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo afirma se tratar de um “flagrante desrespeito à soberania e à integridade territorial do Irã”, já que o assassinato teria violado os princípios da Carta das Nações Unidas.

“Tais atos dificultam ainda mais as chances de solução política para o conflito em Gaza, ao impactarem negativamente as conversações que vinham ocorrendo para um cessar-fogo e a libertação dos reféns”, diz o texto do Itamaraty.

O governo brasileiro também destaca que atos de violência como este, sob qualquer motivação, não contribuem para a busca por estabilidade e paz duradouras no Oriente Médio.

O comunicado pede para que diferentes entidades exerçam máxima contenção, visando impedir que a região entre em conflito de grandes proporções e consequências imprevisíveis, “às custas de vidas civis e inocentes”.

Por fim, “o governo brasileiro reitera que, para interromper a grave escalada de tensões no Oriente Médio, é essencial implementar cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.”



Fonte: Infomoney

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *