Descrição enviada pela equipe de projeto. João Pessoa é uma cidade tropical costeira com uma trama urbana regular e plana que se desenvolve ao longo de uma extensa praia turística. O Hotel Ba’ra, com 126 quartos de diferentes tamanhos -22, 32, 52 e 72m2- está localizado em uma quadra com frente para a praia e acesso pela Avenida Cabo Branco. Esta via não apenas funciona como eixo veicular paralelo à praia, mas também como ciclovia e espaço recreativo para caminhantes, esportistas e festivais populares.
Diante dessas qualidades climáticas e urbanas, e uma normativa municipal que só permite uma altura de cinco pavimentos para as construções próximas à praia, propusemos um edifício com uma planta em forma de “U”, gerando assim um espaço central semipúblico, disponível para eventos do hotel relacionados com a vida urbana da cidade e a praia. Desta forma, os visitantes podem acessar o hotel à pé, atravessando um espaço coberto por pergolados metálicos e jardins suspensos, para depois descer ao lobby e ao restaurante, localizados em um subsolo iluminado de forma natural. Dispusemos todas as suítes de forma simétrica ao longo do “U”, gerando alguns casos orientados para o lado de fora, e outros que olham para o vazio central.
Além disso, por meio de balanços diagonais e escalonamentos, garantimos que cada quarto tivesse vista para o mar. No último andar desenhamos uma ponte central sobre os pergolados metálicos, que conduz a dois terraços com um restaurante e a piscina, espaços desde os quais se observa tanto o vazio central como a intensa atividade da cidade e do mar. Cada quarto possui janelas praticáveis para permitir ventilações cruzadas, e persianas metálicas para controlar o sol e manter a privacidade.