Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel B&B Famalicão insere-se numa área central do município de Famalicão, junto ao estádio municipal.
O volume mantém uma relação de altura com os edifícios da envolvente, todos com oito pisos, promovendo a continuidade da relação urbana. A fachada principal abre-se para uma praça voltada a nascente, que inclui um espaço de estar para usufruto público.
As fachadas são trabalhadas através de uma solução construtiva que conjuga painéis de betão pré-fabricado e caixilhos em alumínio. O resultado é um alçado que, simultaneamente, acentua a verticalidade do edifício e apresenta um ritmo dinâmico de desencontro entre cheios e vazios. Para além da variação pelo exterior, reflete-se também numa configuração interior variável das janelas nos quartos. A marcação de tramos horizontais e verticais, presentes em todos os alçados, criam uma “pele” que uniformiza o edifício com um todo.
O programa desenvolve-se em oito pisos. O primeiro piso contém o espaço de entrada e os espaços comuns. Mantém uma relação com a praça para o qual se abre, produzindo um embasamento em vidro, que prolonga a ideia de espaço de estar do interior para o exterior e vice-versa. Contém, também, diversas áreas de serviços acessíveis por uma entrada a poente, permitindo uma manutenção fluída dos serviços necessários.
Os sete pisos superiores organizam-se segundo um corredor que distribui para os respetivos 14 quartos de cada piso. O corredor é central e carateriza-se pela utilização de materiais escuros, o que permite proporcionar um ambiente intimista que antecede o quarto, cujo desenho privilegia a simplicidade dos materiais e a generosidade da área, criando um ambiente sereno e confortável.