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Ilusão de ótica? Fachada de estação de metrô na Arábia Saudita simula vento na areia do deserto

Ilusão de ótica? Fachada de estação de metrô na Arábia Saudita simula vento na areia do deserto




A estrutura de treliça perfurada por padrões geométricos também permite a regulação da entrada de luz solar na estação e mais conforto à população Com uma estrutura de treliça composta por “ondas senoidais” rítmicas, esta nova estação do metrô de Riad, capital da Arábia Saudita, conta com uma fachada que simula os padrões gerados pelos ventos do deserto na areia. Assinada pelo escritório Zaha Hadid Architects, a estação King Abdullah Financial District fica no distrito financeiro de Riad e foi inaugurada em 1º de dezembro deste ano.
A fachada é composta por uma estrutura de treliça com padrões geométricos
©Hufton+Crow
Além do efeito visual, a fachada controla a entrada de luz solar
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Construída para aliviar o congestionamento do tráfego, reduzir o tempo de viagem e melhorar a qualidade de vida da população, a King Abdullah Financial District conta com seis plataformas ferroviárias, que são distribuídas em quatro níveis e se conectam com serviços de ônibus e estacionamento. A linha completa de Riad se estende por 176 quilômetros e 85 estações, tendo capacidade para 3,6 milhões de passageiros diários.
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A estação possui seis plataformas ferroviárias, que são distribuídas em quatro níveis
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O projeto é assinado pela Zaha Hadid Architects
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Surpreendendo com seu desenho sinuoso, a fachada apresenta uma estrutura de treliça tridimensional perfurada com aberturas geométricas. O padrão reduz a entrada de luz solar no interior da estação, sendo concebida de acordo com os princípios da arquitetura vernacular da região.
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Os interiores são adornados por painéis de betão branco e pavimentos estampados
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Detalhes em dourado complementam a estética da estrutura
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Para adentrar o interior da estação, é necessário atravessar os arcos de vidro que acompanham o desenho da fachada. Os ambientes são adornados por painéis de betão branco, pavimentos estampados e detalhes em tons dourados. Além disso, o projeto foi concebido para minimizar a demanda energética do edifício, integrando o uso de recursos eficazes de design passivo com um sistema de resfriamento de alta eficiência alimentado por fontes renováveis.
A estação foi construída para aliviar o congestionamento do tráfego, reduzir o tempo de viagem e melhorar a qualidade de vida da população
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Segundo a Zaha Hadid Architects, a estação King Abdullah Financial District foi pensada “para aumentar a eficiência estrutural e o desempenho ambiental, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de construção sem comprometer a qualidade espacial; integrando de forma fluida a estrutura autoportante de sua envoltória externa com a estrutura interna da estação, que sustenta as plataformas de trem e os viadutos”.
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Fonte: casa Vogue

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