Descrição enviada pela equipe de projeto. A Gruta de Alumínio e Terreno Público é uma obra arquitetônica meticulosamente projetada que integra um interior tridimensional, uma estrutura permanente e uma fachada artesanal. Foi criada no 90º aniversário da Associação de Arquitetos Siameses sob Patrocínio Real (ASA). A renomada firma de arquitetura HAS Design and Research foi contratada para o projeto iniciado pela empresa tailandesa de alumínio S-ONE Group e pela KIN.
Hung e Songkittipakdee (HAS) tinham como objetivo que este edifício não apenas refletisse o status da Tailândia como o maior exportador de manufatura de metal no Sudeste Asiático, mas também fornecesse um local público de descanso na Expo de Arquitetura do 90º Aniversário da ASA. O espaço permite que o público participe gratuitamente de atividades de aprendizado, trocas de arte e palestras educacionais, servindo funções sem fins lucrativos. Após várias discussões e , o cliente abraçou completamente o conceito proposto pelos fundadores da HAS Design and Research, Jenchieh Hung e Kulthida Songkittipakdee, garantindo que a instalação se tornasse um centro público gratuito, sem operações comerciais e promoção, e dedicado a troca de ideias e aprendizado.
Com base nessa ideia, a HAS Design and Research propôs um projeto inovador para criar uma gruta em forma de vale com uma aparência natural em meio à exposição movimentada e densamente povoada. A Instalação “Gruta de Alumínio e Terreno Público” não apenas recria cenas passadas em que os tailandeses dependiam de paisagens naturais para suas moradias e vidas, mas também reflete a situação atual em Bangkok, onde o espaço verde médio por pessoa é de apenas 6,99 metros quadrados, muito abaixo dos 9 metros quadrados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na maior parte do tempo, a estrutura elevada cria um espaço aberto embaixo, aumentando o “espaço cinza” para atrair o público e expandir os ambientes internos e externos. O projeto também lembra o espaço multifuncional “Tai toon” das tradicionais casas tailandesas sobre palafitas. Em momentos especiais, a luz natural que ilumina o espaço em formato de gruta não apenas serve para fins educacionais, de aprendizado e fóruns, mas também cria uma atmosfera cerimonial, proporcionando uma experiência sensorial única.
A “Gruta de Alumínio e Terreno Público” é construída principalmente com centenas de milhares de hastes de alumínio. Seu projeto integra a camada externa no espaço, o espaço na estrutura e a estrutura com diversas funções. Cada haste de alumínio é meticulosamente cortada e montada por artesãos, sem nenhuma delas tendo o mesmo comprimento, o que lembra a habilidade manual intrincada vista nos templos tailandeses. Em meio ao rápido desenvolvimento industrial, este projeto une tradição e futuro com um conceito não convencional, permitindo aos tailandeses redescobrirem o potencial da habilidade artesanal local.