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Jantar com desconhecidos? Tendência na Europa chega ao Brasil; saiba como funciona

Jantar com desconhecidos? Tendência na Europa chega ao Brasil; saiba como funciona




Plataforma promove encontros para jantar em restaurantes de cinco cidades brasileiras entre pessoas que nunca se viram A plataforma reúne 6 pessoas que não se conhecem na mesma mesa de jantar
Divulgação/Timeleft
Já pensou se arrumar em uma quarta-feira à noite e sair de casa para jantar em um restaurante com mais 5 pessoas que você nunca viu na vida? A proposta da Timeleft, plataforma que organiza jantares entre desconhecidos, faz sucesso em 12 países e chegou ao Brasil. Em entrevista exclusiva à Casa Vogue, o francês Maxime Barbier, CEO e fundador da startup, explica a dinâmica da experiência.
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Como funciona
Para participar, é preciso se cadastrar no aplicativo ou site da plataforma, preenchendo o perfil com suas características, interesses (se está à procura de amigos ou de relacionamento, por exemplo, ou se tem restrições alimentares) e escolher a cidade e a data que deseja. Os jantares acontecem todas as quartas-feiras, às 20h, e as reservas podem ser feitas até as 23h59 da segunda-feira anterior.
Esse tipo de jantar faz sucesso em vários países da Europa
Divulgação/Timeleft
Os dados são cruzados então pela plataforma para formar uma mesa, geralmente com três homens e três mulheres, mesclando introvertidos e extrovertidos e pessoas com diferença de idade entre 5 a 7 anos. Na terça-feira, véspera do encontro, é revelado no aplicativo o signo dos participantes e a área de atuação profissional de cada um. Apenas na quarta-feira o restaurante onde acontecerá a experiência, marcada para as 20h, e o número de sua mesa são divulgados. Ao chegar, você precisa dizer esse número ao atendente e conhecerá os demais participantes.
A quem estiver nervoso antes de sair de casa, é oferecido também na plataforma dicas de como se comportar em um jantar com desconhecidos e como causar uma boa impressão. Para quebrar o gelo, o aplicativo disponibiliza um jogo de perguntas a serem feitas durante o jantar, como “qual seu dia preferido da semana?” (mas não é obrigatório segui-lo).
Os jantares acontecem em restaurantes de bairros badalados da cidade (em São Paulo, por exemplo, podem ocorrer em Perdizes, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim Bibi, Jardins e Moema). Às 22h, é sugerido que se interaja com as pessoas das demais mesas participantes e todos façam um brinde em algum local perto, mas a participação nessa etapa é opcional.
Cada um é responsável pelo próprio consumo
Timeleft/Divulgação
Para fazer parte do jantar, é preciso pagar para a plataforma uma taxa, que pode ser pela experiência avulsa (ida a um jantar, R$ 39,99) ou fazer assinaturas, que variam de R$ 59 (quatro jantares, equivalente a um mês), R$ 119 (três meses) ou R$ 199 (6 meses de participação). Os gastos no restaurante não fazem parte desse valor e ficam por conta de cada participante.
Criação
Barbier diz o que o incentivou a criar a Timeleft, há 10 meses, em Lisboa. “A solidão que toma conta das nossas grandes cidades é palpável, perdemos as nossas competências sociais para chegar nos outros. Por 10 anos, os aplicativos de namoro têm sido a única maneira de conhecer novas pessoas. Todos sabemos que a ilusão de escolha nesses aplicativos não nos faz bem. Então, decidimos criar algo novo: sem deslizar o dedo, sem perfis, sem mensagens diretas ou fotos, e sem perda de tempo ou falsas expectativas. Foi assim que nasceu a ideia e decidimos apostar nos restaurantes, local ideal de convívio, para nos ajudar a criar estes encontros offline”.
Os jantares no país começaram no dia 28 de fevereiro. “O Brasil é de longe o melhor começo que tivemos. Mais de 2 mil participantes já se inscreveram para o mês de março, o que é incrível. Poderíamos ter lançado a Timeleft no Brasil ainda mais cedo. Começamos no dia 1º de maio de 2023 em Lisboa, então diretamente em português, e a Roberta (Jorge, country manager em Portugal e agora também pelo Brasil) é de São Paulo”.
Jantar com desconhecidos é forma de fazer novas amizades
Timeleft/Divulgação
O empresário conta como foram definidas as cidades participantes. “São Paulo e Rio de Janeiro foram óbvias como cidades da nossa lista. Porto Alegre, Campinas (SP) e Belo Horizonte foram escolhidas pelo tamanho. Com essas 5 cidades alcançamos um público de 22 milhões de brasileiros, o que é um público enorme. Nossa meta é ter pelo menos 25 mil participantes todos os meses nessas cidades. Acreditamos que todas as cidades com mais de 500 mil habitantes são elegíveis para receber o Timeleft. Então é possível que em breve expandamos para outras cidades do país”, espera.
Com presença consolidada da plataforma em Portugal, França, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Suíça, Alemanha, Irlanda, Áustria e Luxemburgo, o francês comemora a expansão para o Brasil – onde passa a concorrer com o Confra Club, que oferece o serviço com jantares às sextas-feiras – , Estados Unidos e Holanda.
“Somos um sucesso em todas as 50 cidades onde atuamos. Trabalhamos com mais de 1.200 restaurantes em todo o mundo e organizamos quase 10 mil jantares. Estamos convencidos de que a necessidade de ligações humanas offline não é apenas uma necessidade europeia, mas global. Nosso sucesso no Brasil mostra isso, assim como o sucesso em Nova York, onde iniciamos também no último dia 6”.
A plataforma, no entanto, não é (só) para quem busca namoro, mas fazer amizades. “Se você quer conhecer gente nova, sair da solidão, da zona de conforto ou mesmo da rotina, basta reservar seu lugar e nós cuidaremos do resto”, promete Barbier.



Fonte: casa Vogue

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