- Área:
1120 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Gradus, Grohe, JÁNOŠÍK OKNA-DVEŘE, Knauf, Mramorit, Rako, SLV, Sapeli, Sto, Tarkett, Wienerberger, loxone, mmcite
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância GALAXIE eR para 50 crianças atende à crescente demanda por novas instalações pré-escolares em Varnsdorf, nas colinas de Šluknov, República Checa.
Localizado na esquina entre a Rua Západní e a via que leva à Escola Edisonova, o volume é uma estrutura de tijolos de um só andar com uma planta elíptica regular e um átrio elíptico interno. Ele é coberto por um telhado verde plano com um parapeito baixo e uma seção elevada acima do salão multifuncional. A forma foi projetada levando em consideração o entorno, as relações de comunicação existentes, a posição de esquina e a orientação do terreno para garantir luz solar suficiente aos espaços internos e átrio, além de permitir vistas para a paisagem circundante e para o parque florestal adjacente. A localização gerou um espaço público de alta qualidade em frente à creche com ilhas verdes elípticas, permitindo também a circulação pedonal natural.
A forma orgânica do jardim de infância incorpora abertura, liberdade de movimento, harmonia e beleza – essenciais para o espírito humano, e desejáveis para o desenvolvimento das crianças. Dentro do volume, um átrio verde com árvores de sakura recém-plantadas se abre, criando um lugar tranquilo para as crianças brincarem. Ele simboliza a ideia do Jardim do Éden e da alma pura da criança. A conexão visual e física do átrio com o jardim adjacente reforça ainda mais a ideia da emergência das crianças do paraíso para o mundo exterior.
O layout interno consiste em duas seções separadas, cada uma acomodando 25 crianças, equipadas com instalações operacionais e sanitárias necessárias, serviço de catering e um salão multifuncional localizado no centro imaginário do jardim de infância. O salão pode ser usado para festas infantis e atividades físicas dentro da programação do jardim de infância, bem como para eventos culturais e atividades fora do horário escolar. O salão é separado das salas vizinhas por painéis deslizantes, permitindo alterações conforme necessário. As salas de aula e salas de brincar, ou áreas de cochilo para crianças, orientadas simetricamente nas alas laterais do jardim de infância, são projetadas como espaços abertos limitados do lado de fora por móveis embutidos atípicos com prateleiras de brinquedos, armários, contêineres móveis e janelas quadradas sem moldura definidas no nível dos olhos das crianças com vistas para o jardim adjacente.
Os interiores são projetados como ambientes neutros que combinam piso de linóleo cinza claro, compensado de bétula clara dos móveis embutidos, pintura branca e tetos acústicos perfurados com luzes circulares permitindo, em última instância, cores pontuais em elementos lúdicos e móveis padrão, fazendo com que o jardim adjacente se destaque. Graças aos vidros de piso ao teto voltados para o pátio, com janelas em faixa na parede periférica, o jardim se torna onipresente nos interiores, completando o ambiente uniforme e harmonioso de todo o jardim de infância.