Grandes Obras

Lula faz nova cobrança aos países ricos para o enfrentamento das mudanças climáticas no sul global – Política – CartaCapital

Lula faz nova cobrança aos países ricos para o enfrentamento das mudanças climáticas no sul global – Política – CartaCapital



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira 3, com o presidente da Croácia, Zoran Milanović, que está em visita oficial pelo Brasil.

Os presidentes debateram ações de transição energética e os planos do Brasil como presidente do G20 neste ano e sede da conferência do clima das Nações Unidas (COP 30) de 2025.

Em coletiva de imprensa, Lula fez uma nova cobrança aos países ricos de ajuda financeira aos países do sul global, que enfrentarão os maiores desafios das mudanças climáticas.

“Essas catástrofes confirmam que já vivemos as consequências das mudanças climáticas que alguns ainda teimam em negar. Essa prioridade estará presente nos grandes eventos que sediaremos neste ano e no próximo, o G20 e a COP 30”, disse o petista.

Lula também ressaltou que os países do sul global não terão condições de assumir as metas do Acordo de Paris sem financiamento e transferência de tecnologia.

“Países em desenvolvimento vão precisar de 4 a 6 trilhões de dólares ao ano para seus esforços de adaptação”, disse.

“O Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis do G20 vai aprimorar a governança dos fundos multilaterais na área ambiental para que eles respondam de forma simples, ágil e efetiva às necessidades dos países mais vulneráveis”, completou.

Os dois líderes também discutiram as guerras entre Ucrânia e Rússia, e Israel e o Hamas e a urgência de um cessar-fogo nos dois conflitos.

“O Brasil condenou de maneira firme a invasão da Ucrânia pela Rússia, uma ‘desescalada’ seria um passo necessário para que as partes possam retomar o diálogo direto”, disse Lula.

“Apoiamos a realização de uma conferência internacional que seja reconhecida tanto pela Ucrânia, quanto pela Rússia, no caso de Gaza, o Brasil continuará trabalhando por um cessar-fogo permanente que permita a entrada da ajuda humanitária em Gaza e pela libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas”, completou o presidente brasileiro.



Fonte: Carta Capital

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *