Grandes Obras

Maria do Rosário lança movimento ‘Porto Alegre SIM’ para construir programa de governo

Maria do Rosário lança movimento ‘Porto Alegre SIM’ para construir programa de governo



Neste sábado (6), a pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PT, Maria do Rosário, junto da pré-candidata à vice-prefeita Thamyres Filgueira (Psol) apresentaram a militantes e apoiadores de suas candidaturas as diretrizes de como será construído o plano de governo de sua chapa, que já conta com o apoio de outros partidos, como PCdoB e PV.

Também foi apresentado o movimento “Porto Alegre Sim! Uma cidade boa de verdade para toda a sua gente”, que deve servir de mensagem principal de sua campanha ao longo da corrida eleitoral. O evento ocorreu no Hotel Embaixador, no centro da Capital.

“Queremos dizer sim para mais escolas, sim para enfrentar e zerar o déficit de educação infantil, sim para inverter prioridades, para priorizar o transporte público de qualidade, o passe escolar e o meio ambiente”, disse Maria do Rosário, em seu discurso, elencando alguns dos eixos de prioridades que devem aparecer neste projeto.

Emocionada, Thamyres Filgueira, que é sindicalista e servidora pública, aproveitou para se apresentar ao público e narrou um pouco da sua trajetória de vida, as diversas dificuldades que passou no seu meio familiar e o início de sua militância no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Disse que, entre os seus objetivos como candidata a vice-prefeita, está o de “fazer o jovem voltar a sonhar e a ter uma perspectiva de futuro”.

Ela e outras autoridades presentes fizeram inúmeras críticas a atual gestão de Sebastião Melo (MDB), citando problemas no transporte público da cidade, déficit de vagas nas creches, o risco da privatização do Dmae e até mesmo a falta de luz e água que vem atingindo os porto-alegrenses em diferentes momentos após a privatização da CEEE pelo governo estadual, venda essa que à época foi defendida pelo atual prefeito. As investigações e operações policiais envolvendo secretaria de Educação da atual gestão, que resultou, inclusive, na prisão da ex-titular da pasta, Sônia Rosa, também foram bastante exploradas pelos opositores.

Na ocasião, além das críticas, figuras importantes de diferentes legendas que, por ora, compõem a candidatura da petista, se fizeram presentes para demonstrar o seu apoio, bem como manifestar algumas de suas impressões sobre as eleições municipais marcadas para este ano. Muitos deles mencionaram a importância das eleições deste para frear o avanço da extrema direita no País, que, em suas visões, segue forte mesmo após a derrota de Jair Bolsonaro (PL), aproveitando para ligar a imagem de Melo ao do ex-presidente.

Estiveram presentes, por exemplo, os ex-prefeitos Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont e José Fortunati.

Sobre a construção do programa de governo da candidatura da petista, representantes da chapa afirmaram que será feito, fundamentalmente, a partir do diálogo com os porto-alegrenses, com eixos referentes à democratização da cidade, políticas públicas, desenvolvimento social e econômico, meio ambiente e sustentabilidade e combate ao preconceito e à intolerância.

Para isso, os partidos planejam reuniões presenciais em territórios das mais diferentes regiões da cidade, bem como com entidades, movimentos e especialistas, com a ideia de aliar “saberes populares e saberes técnicos”, conforme mencionado pelos participantes.



Fonte: Jornal do Comércio

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *