Grandes Obras

Maria do Rosário lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, mostra pesquisa AtlasIntel/CNN – Política – CartaCapital

Maria do Rosário lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, mostra pesquisa AtlasIntel/CNN – Política – CartaCapital


A deputada Maria do Rosário (PT) lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, segundo a mais nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira 20, em parceria com o canal de TV CNN Brasil. O segundo colocado é o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB).

De acordo com o levantamento do instituto, Maria do Rosário tem 30,2% das intenções de voto no principal cenário de primeiro turno monitorado. O emedebista, por sua vez, soma apenas 24,8% da preferência dos eleitores da capital gaúcha.

Na sequência, aparecem também a deputada federal Any Ortiz (Cidadania), com 9,1%, a vereadora Comandante Nádia (PL), com 8,5%, a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), com 8,2%, e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), com 6,7%.

Fecham a lista de pré-candidatos monitorados neste cenário, o deputado estadual Thiago Duarte (União) e a auxiliar de enfermagem Fabiana Sanguiné (PSTU). Cada um deles tem 1,3% das intenções de voto.

Maria do Rosário também lidera um segundo cenário monitorado pelo instituto, sem a presença de Any Ortiz e da Comandante Nádia. Veja os resultados:

  • Maria do Rosário – 31,8%
  • Sebastião Melo – 28,3%
  • Juliana Brizola – 11,7%
  • Felipe Camozzato – 9,1%
  • Thiago Duarte – 1,9%
  • Fabiana Sanguiné – 1,5%

Segundo turno

A AtlasIntel mediu, também, a preferência dos eleitores de Porto Alegre em um eventual segundo turno entre a deputada do PT e o atual prefeito.

Nessa disputa direta, Melo aparece em vantagem contra Maria do Rosário.

O levantamento mostrou que 43,7% dos moradores de Porto Alegre apoiariam Melo em um eventual segundo turno contra a petista. Nesse cenário, Maria do Rosário conta com o apoio 38,2% dos eleitores da capital.

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-09253/2024 e entrevistou 1.798 eleitores entre os dias 9 e 14 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

Moradores de Porto Alegre usam estragos da enchente para protestar contra a gestão do prefeito Sebastião Melo.
Foto: Anselmo Cunha / AFP

Enchentes

A disputa na capital do Rio Grande do Sul será marcada, principalmente, pela discussão política sobre as enchentes que assolam a cidade desde o final de abril. Melo, atual prefeito, tem perdido popularidade desde então, abrindo caminho para a deputada petista.

O emedebista é apontado como um dos responsáveis pela omissão pública diante dos constantes alertas de desastre climático emitido na cidade e no estado, enquanto Maria do Rosário se apoia no discurso de combate ao negacionismo, liderado pelo governo federal e pela bancada de oposição ao atual prefeito.



Fonte: Carta Capital

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *