Grandes Obras

Muito além do orégano: as potentes especiarias que você precisa ter na despensa para aumentar a imunidade

Muito além do orégano: as potentes especiarias que você precisa ter na despensa para aumentar a imunidade




Nutricionista explica benefícios da canela, gengibre, alho, pimenta, cravo e manjericão Muito além do orégano: as potentes especiarias que você precisa ter na despensa para aumentar a imunidade
Divulgação/Freepik
Comum no preparo de receitas, o orégano reina na despensa das famílias brasileiras. Além do toque extra de sabor, a planta aromática tem benefícios para a saúde. Seu uso como chá, por exemplo, reduz inflamações. No entanto, a combinação deste item com especiarias é uma potente arma em prol da imunidade. A receita de nutricionistas? Ter canela, gengibre, alho, pimenta, cravo, manjericão e orégano na despensa.
LEIA TAMBÉM
O tempero que você precisa ter sempre na despensa se quiser estimular a produção de colágeno
marrakeshh/Getty Images
A oscilação de temperaturas pode afetar a imunidade do organismo. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode, sim, ser aliada da saúde. Especiarias e ervas, claro, entram nessa lista de benfeitores.
Tais produtos são alvo de constantes estudos por sua “alta atividade antioxidante, antimicrobiana e por conter muitos compostos bioativos que incluem flavonoides, compostos fenólicos, compostos contendo enxofre, taninos, alcaloides, diterpenos fenólicos e outros que teriam ação na defesa do organismo”. É o que explica a nutricionista Marina Guedes, chef de cozinha e professora na pós-graduação da Faculdade Uniguaçu.
“Entretanto, o consumo das especiarias na dieta deve ser algo constante e não apenas nos meses de inverno quando a tendência a doenças virais é mais frequente. O sistema imune é moldado desde a infância e não pontualmente. E estar com a imunidade alta, não significa que a pessoa não vá ficar doente, mas sim que ela vai se recuperar mais rápido”, completa.
Canela, gengibre, alho, pimenta e cúrcuma são as especiarias mais conhecidas pelo seu poder antioxidante. Orégano, cravo e manjericão também tem ação antimicrobiana interessante.
“Incorporar as ervas e especiarias no dia a dia é muito fácil e saboroso. Elas podem e devem estar presente em todas as refeições e você não precisa consumir shots que possuem sabor desagradável para obter todos os benefícios das especiarias e das ervas”, considera Marina.
Uma dica da profissional é apostar em azeites aromáticos, por exemplo. Basta misturar os seguintes temperos ao azeite para criar sabores incríveis:
Pimenta, alho, orégano e alecrim;
Alho, casca de limão, orégano, pimenta e alecrim;
Alho, pimenta chili, louro e orégano;



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *