O mercado financeiro elevou de 4,05% para 4,1% a expectativa sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, a inflação oficial do país) em 2024. A previsão consta na edição desta segunda-feira 29 do Boletim Focus, divulgada pelo Banco Central (BC) na véspera do início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa básica de juros, a Selic.
Publicado semanalmente, o boletim reúne estimativas de cerca de 140 agentes do mercado financeiro para diferentes índices econômicos. No documento desta segunda, também subiu a expectativa do IPCA para 2025 (de 3,9% para 3,96%). Para 2026 e 2027, as previsões foram mantidas em 3,6% e 3,5%.
O levantamento aponta que os agentes do mercado preveem a manutenção da Selic, a taxa básica de juros. A reunião do Copom acontece na terça e quarta-feira desta semana (30 e 31). Na última reunião, em junho, a taxa foi mantida em 10,5%, interrompendo uma sequência de quedas em sete reuniões consecutivas.
O Focus desta segunda-feira repete a previsão da semana anterior para o câmbio: o mercado financeiro acredita que o dólar terminará o ano cotado a 5,30 reais.