Grandes Obras

Nas redes sociais, parlamentares, ministros e acadêmicos lamentam morte de Conceição Tavares

Nas redes sociais, parlamentares, ministros e acadêmicos lamentam morte de Conceição Tavares


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parlamentares, economistas e a sociedade acadêmica lamentaram a morte de Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos, uma das maiores referências do pensamento econômico brasileiro, neste sábado (8).

Conceição Tavares nasceu em Anadia, em Aveiro, Portugal, no dia 24 de abril de 1930, e cresceu em Lisboa. Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon e o bisneto Théo. A causa da morte da economista e professora ainda não foi divulgada.

Pela rede social x, Lula destacou os feitos da economista, que foi deputada federal pelo PT na década de 1990, e escreveu que Tavares foi “uma das maiores da nossa história”.

A ex-presidente Dilma Rousseff, que comanda o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também lamentou a morte da professora: “Minha companheira de lutas e sonhos”.

“Uma das mais importantes e influentes intelectuais de nosso tempo, Maria da Conceição amou profundamente o Brasil e o povo brasileiro, tendo sido uma das grandes pensadoras sobre o destino do país, os rumos da nossa economia e os caminhos para o desenvolvimento com Justiça Social. Minha amiga e professora era uma mulher brilhante e profundamente comprometida com a soberania nacional, tendo atuado decisivamente na construção de um Brasil menos desigual”, escreveu.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, escreveu que Tavares “deixa um rico legado” e seus feitos serão “sempre uma estrela guia para o pensamento econômico brasileiro”.

O Ministério da Fazenda também divulgou uma nota lamentando o falecimento de Conceição Tavares.

Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lembrou de diversos momentos com a economista, inclusive quando ela fez parte da equipe técnica dele no Senado Federal.

“A mais brasileira de todas as portuguesas. […] Conceição teve uma vida de compromissos com a democracia, com o desenvolvimento, com a distribuição de renda, com a justiça social e com o enfrentamento do neoliberalismo”.

Confira as manifestações na rede social X:





Fonte: CNN Brasil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *