A agência de viagens para mulheres, idealizada pela criadora de conteúdo, Lettícia de Campos Gerhardt, realizou a primeira viagem em julho de 2023. Desde então, foram 16 destinos, incluindo viagens internacionais. “Nossa primeira experiência foi um bate-volta para Salto Ventoso, em Farroupilha. Eu não tinha capital nenhum para investir, só parcerias e uma vontade. Realizei contato com uma empresa de transportes e organizei um roteiro para um pequeno grupo”, lembra Lettícia.
A empreendedora atuava como criadora de conteúdo desde 2016. Em suas redes sociais, ela costumava tratar de assuntos sensíveis no universo feminino e como consequência acabou criando uma comunidade formada por seguidoras que a acompanhavam. “Costumava realizar encontros, almoços, saídas com esse público. Quando esse grupo demonstrou interesse em realizar uma viagem para a serra gaúcha, comecei a me organizar e percebi que não daria para fazer só no amor”, conta. “Foi importante pensar em soluções criativas e utilizar dos relacionamentos que eu já havia estabelecido como criadora de conteúdo”, acrescenta.
Letticia Gerhardt, proprietária da agência de viagens Viaja Guria.
ARQUIVO PESSOAL / DIVULGAÇÃO / JC
A Viaja Guria, hoje, realiza toda organização necessária para uma viagem: transporte rodoviário ou aéreo, hospedagem, alimentação, passeios com guia turístico, experiências e dinâmicas que estão inclusas no roteiro desenvolvido por Lettícia. A agência conta com uma equipe que envolve duas empresas de fretamento, uma guia de turismo, fotógrafa e a assistente que se dedica ao operacional e administrativo.
Assim como outros negócios, o Viaja Guria foi impactado pelas consequências das enchentes que atingiram o Estado. “A gente nunca ia ter a perspectiva de que ia chegar onde chegou. Eu, particularmente, não imaginava”, comenta Lettícia. O grupo realizaria em junho a Travessia dos Andes. Com as estradas danificadas e o aeroporto de Porto Alegre fora de operação, a viagem foi cancelada e transferida para 2025. De acordo com a empresária, com a mudança de datas algumas clientes optaram por cancelar e solicitar o estorno do valor investido.
“Na pandemia, lembro que falavam muito ‘não cancele, transfira’ e eu vejo que várias cidades turísticas e parceiros nossos estão promovendo essa mesma campanha”, relata. De acordo com Lettícia, a retirada de receita prejudica os negócios. “Tu acabas perdendo a infraestrutura para realizar o teu trabalho. Fica mais difícil de se erguer e sobreviver nos meses sem receita”, desabafa.
Em setembro, Lettícia pretende lançar o Tour Viaja Guria. A ideia é realizar o projeto que acontece no Rio Grande Do Sul em outros estados. Segundo ela, já foram fechadas algumas parcerias com agências de Curitiba e São Paulo. “Vamos mapear todas essas regiões e cultivar comunidades virtuais em outras cinco capitais brasileiras para que a gente consiga trabalhar e movimentar a Viaja Guria mesmo em um momento de crise”, afirma.
Os pacotes oferecidos para viagens regionais partem de R$ 299,00 e podem chegar a custar R$ 679,00 dependendo do destino. “Não trabalhamos com adicionais. A ideia é que o grupo inteiro participe das atividades em conjunto. O que pode alterar o valor são as bebidas inclusas nas refeições”, explica.
Lettícia comenta que, no País, existem outras agências dedicadas exclusivamente ao público feminino, porém afirma que o seu empreendimento difere dos demais. “Somos focados em criar relacionamento e integração. Temos um senso de comunidade, que se mantém depois dessas viagens. Muitas mulheres que nos procuram estão passando por mudanças e acabamos sendo o início dessa mudança.