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Neugebauer amplia a produção em 60% para conquistar mercados no Sudeste

Neugebauer amplia a produção em 60% para conquistar mercados no Sudeste


Você provavelmente já se deparou, em algum ponto turístico ou em shoppings gaúchos, com os estandes de venda dos Bibs, as drágeas de chocolate da Neugebauer. E provavelmente, neste ano, e cada vez com maior frequência, você irá notar essas estruturas também fora daqui, especialmente nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A marca gaúcha, que no começo deste ano, por exemplo, estampou algumas camisetas de clubes do Gauchão, possivelmente também já passou pela sua timeline nas redes sociais.

“O Bibs é uma linha inquieta, temos muita versatilidade na linha de produção e estamos sempre desenvolvendo novos sabores. É uma das nossas apostas para garantirmos a expansão dos nossos produtos, com a consolidação na Região Sul e a conquista de espaços no Sudeste. É um trabalho em andamento, que envolve tanto inovações no produto, nas embalagens, quanto no nosso posicionamento de imagem, como marca. E ainda teremos mais novidades neste ano”, explica o diretor administrativo financeiro e de operações da Neugebauer, Rogério Martins.

Somente na ampliação da produção dos Bibs, a indústria de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, investe R$ 10 milhões, como parte do seu plano de investimentos iniciado no ano passado, totalizando R$ 150 milhões – R$ 90 milhões a serem desembolsados ao longo deste ano. Ao finalizar os aportes, com perspectiva para o começo do segundo semestre, a expectativa da empresa é ter ampliado a sua capacidade produtiva de 35 mil para 47 mil toneladas de chocolates por ano e, quando os equipamentos das novas linhas de produção de chocolate em massa, chegará a 55 mil toneladas por ano.

Um aumento na produção próximo aos 60%, que devem resultar, como projeta o diretor ao R$ 1 bilhão de faturamento neste ano.

A fabricante de chocolates fechou 2023 com R$ 920 milhões de faturamento, com um crescimento de 25%. A previsão para este ano e manter o avanço em torno de 20%, com as vendas também crescendo em dois dígitos.

Hoje somos a quarta marca mais consumida no País, mas ainda com um volume bastante concentrado no Rio Grande do Sul (45%). Como queremos crescer no Sudeste, e investimos em distribuição e comercialização naquele mercado, garantir aqui maior volume de produção será fundamental”, aponta Martins.

Produção de barras de chocolate dobrou em 2023

Neugebauer/Divulgação/JC

Indústria duplicou a capacidade de produzir barras de chocolate e lançou linhas premium. Credito: Neugebauer/Divulgação/JC

Não houve a necessidade, como diz o diretor, de “quebrar paredes” na ampliação da produção. Isso porque a área física da indústria em Arroio do Meio já foi projetada, há dez anos, para comportar as expansões que agora acontecem.

Na prática, em novembro do ano passado, quando foi finalizada a primeira parte do plano de investimentos da Neugebauer, de R$ 60 milhões, a empresa duplicou a sua capacidade de produzir barras de chocolate. Entre os lançamentos da Neugebauer, por exemplo, estão as linhas premium 1891.

“É uma linha muito bem trabalhada por nós na sua formulação. O Supreme, ao leite e branco, tem alta qualidade na massa, com nível internacional e preço muito mais acessível do que os chocolates deste padrão”, diz o diretor.

Neste ano, com R$ 65 milhões de investimento, está em andamento a ampliação das linhas, com renovação de equipamentos, para a produção de chocolates em massa, que dão origem a todas as linhas de produtos da Neugebauer. Entre os lançamentos recentes desta Páscoa, por exemplo, estão os bombons Amor Carioca, com nova fórmula no recheio e nova embalagem, do tipo flow pack.

A expansão da tradicional marca Mu-Mu

Além dos R$ 10 milhões em investimentos na linha Bibs, a Neugebauer aporta em torno de R$ 15 milhões em outros processos, como por exemplo, ampliações em conchas e embalamento – que não envolvem novas linhas de produção – na fabricação do Mu-Mu. Neste ponto, a aposta é no crescimento cada vez maior da marca de doce de leite, que também é produzida em Arroio do Meio.

“No Rio Grande do Sul, o Mu-Mu é sinônimo de doce de leite, é uma marca muito forte. O que temos feito é expandido a marca, sem representar o desenvolvimento de novos produtos próprios com o doce de leite”, diz Martins.

É o caso, por exemplo, da linha de chocolates Mu-Mu Kids, mas também em parcerias da Neugebauer com outras empresas. Já há, por exemplo, os wafers produzidos pela M. Dias Branco (Isabela) em Bento Gonçalves, na Serra, e, neste ano, foi lançado o sorvete, em parceria com a Sorvebom, que é de Lajeado, também no Vale do Taquari.

“A parceria com a Sorvebom é algo muito natural para nós. Desde a chegada ao Vale do Taquari, assumindo uma planta industrial que era histórica na região, fizemos questão de manter as raízes locais e fortalecer. Fomentamos muitas outras empresas da região. Somos parceiros, por exemplo, da Dália no fornecimento do leite que produz o Mu-Mu e os chocolates”, comenta o diretor.

Nos casos de parcerias, a Neugebauer não participa do desenvolvimento dos produtos, somente com o fornecimento do doce de leite e aprovação do produto final.

 

FICHA TÉCNICA

Investimento: R$ 90 milhões
Estágio: Em execução
Empresa: Neugebauer
Cidade: Arroio do Meio
Área: Indústria

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Investimentos em 2023: R$ 60 milhões



Fonte: Jornal do Comércio

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