O primeiro carro da BYD a ser vendido no Brasil já está de cara nova. O SUV Tan acompanhou as mudanças em sua terra natal e agora recebeu seu primeiro facelift no Brasil.
A mudança mais marcante está na dianteira. O Tan perdeu a grade, algo dispensável em veículos elétricos. O para-choque também foi remodelado ganhando estradas de ar falsas, enquanto os faróis mantiveram o mesmo formato, porém a barra cromada que contorna a ponta do capô está maior e o logo foi atualizado.
Na traseira, as mudanças são bem mais discretas. No geral, ela continua idêntica, a única exceção é o para-choque, que ganhou um novo design com uma área maior pintada ma cor do veículo. As rodas mantiveram o aro 22.
A principal mudança diz respeito à bateria. De 86,4 kWh ela subiu para 108,8 kWh, o que resultou em um bom aumento na autonomia do SUV de sete lugares, chegando aos 430 km ante 309 km, segundo o ciclo PBEV.
Os motores elétricos mantiveram a potência combinada de 517 cv, mas agora entregam 70 kgfm, 0,7 kgfm a mais que a versão anterior. Agora, o Tan consegue chegar até 190 km/h, mas o tempo de 0 a 100 km/h aumentou de 4,4 s para 4,9. Provavelmente devido à bateria maior.
A BYD também promoveu mudanças na suspensão. O sistema DiSus-C adaptativo, reage à condução do motorista e ajusta a suspensão de maneira rápida e automática. O motorista também tem a liberdade de alternar na central multimídia o comportamento dos freios, suspensão e direção, variando entre as configurações Comfort e Sport. No console central, há o seletor de modos de combinação e é possível alternar entre Eco, que preza pela economia de energia, e o Sport, que entrega potência máxima.
O interior também teve mudanças, principalmente no design. O painel tem acabamento Black piano com novos detalhes em azul, que também aparecem na alavanca de câmbio. O volante teve o logo atualizado e perdeu a dupla coloração, embora tenha mantido o mesmo design.
A central multimídia foi outro detalhe que não mudou e manteve-se com as 15,6’’, mas teve seu sistema atualizado. Já o quadro de instrumentos digital ficou maior e agora tem 12,3’’. Informações importantes também são projetadas em um headup display acima do painel.
Os ocupantes têm disponível um sistema de som Dynaudio de 12 alto falantes. Há também ar-condicionado de três zonas, aquecimento no volante e assentos massageamento, ventilação e aquecedor. Para distrair os passageiros em longas viagens, o sistema de infoentretenimento conta ainda com um karaokê.
Na parte de segurança, o Tan conta com 7 airbags, incluindo o de cortina que ocupa toda a lateral do veículo. O SUV tem sistema ADAS completo com mais de 30 recursos de segurança ativa, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de troca de faixa e alerta de ponto cego. Para ajudar nas manobras, há ainda câmeras com visão 360°
O Tan permanece como o modelo mais luxuoso da BYD, ao lado do sedã Han. As vendas da linha 2025 começam já no mês de abril e o preço inicial é de R$ 536,8 mil.
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