O governo federal terá trabalho para contornar os estragos políticos causados pelos movimentos em torno dos polêmicos leilões de importação de arroz. O primeiro foi cancelado, mas ainda há a intenção por parte da União em importar até 1 milhão de toneladas (Jornal do Comércio, 13/06/2024). O Brasil conviveu muito bem com a política de estoques reguladores enquanto foi aplicada. Concordo com os motivos apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O governo está sendo chamado para socorrer a todas as atividades econômicas. (Luiz Carlos Bicca Marques)
A Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, começou a receber voos comerciais no fim do mês de maio. A operação continuará enquanto o Aeroporto Salgado Filho estiver fechado (JC, 28/05/2024). Achei excelente providência a alternativa de utilizar a Base Aérea de Canoas. (Emanuel Robertson Tenório Bandeira)
Recentemente tive um grave problema com a TAP. Tinha retorno direto de Lisboa a Porto Alegre em 4 de maio, dia em que o Salgado Filho fechou. Fui obrigado a ficar em Lisboa 12 dias a mais e depois ir ao Rio de Janeiro e Florianópolis, ambos trechos de avião, a Osório, de ônibus, e, finalmente, Porto Alegre. Mesmo a TAP tendo uns 10 voos para o Brasil diariamente, só consegui, depois de muita briga, retornar em 16 de maio. Em Lisboa, não tive a menor atenção da TAP. Lá, gastamos com manutenção básica um valor aproximado de R$ 20 mil. (Adriano Ramos)
É preciso discutir o Guaíba e sua estrutura única. A definição quanto a sua verdadeira natureza tem aspectos importantes para sua preservação. Não se pode esquecer que, nos séculos mais recentes, já foram oito enchentes (coluna de Jaime Cimenti, caderno Viver, JC, 14/06/2024). Finalmente alguém tocou no ponto nevrálgico que se chama “O Guaíba pede um D.R.” Estas palavras deveriam retratar todos nós para a necessidade de que, antes de qualquer outra experiência desastrosa, é preciso resgatar o Guaíba. (Alzir Cogorni)
Há mais de 60 anos aprendi no colégio que ilha é uma porção de terras cercada de águas por todos os lados e que lago é uma porção de águas cercada de terras por todos os lados. Contudo, há um viés que insiste em querer mudar a geografia e as enciclopédias dizendo que o Guaíba é um lago. Ora, lago não tem correnteza, e o rio Guaíba recebe água dos afluentes Sinos, Caí, Jacuí, Gravataí e Taquari. (Edgar Granata)