Grandes Obras

Os benefícios da ora-pro-nóbis, planta que é aliada da saúde

Os benefícios da ora-pro-nóbis, planta que é aliada da saúde




Com alto valor nutricional, essa planta de fácil cultivo pode ser um ótimo acompanhamento nas refeições A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta tradicional em muitas regiões brasileiras, que pode ser comestível ou apenas ornamental. Mas, as propriedades nutricionais da espécie a tornaram um alimento muito difundido ultimamente, principalmente em dietas veganas ou vegetarianas. O nome curioso vem do latim e significa “rogai-por-nós”. Segundo uma lenda, os moradores de um vilarejo colhiam as folhas da planta no quintal da igreja, enquanto ouviam o padre rezar. Daí o nome.
LEIA MAIS
Conheça os benefícios nutricionais da planta ora-pro-nóbis
Getty Images
Mas, para saber mais sobre os benefícios da ora-pro-nóbis, falamos com a nutricionista Lu Monzillo, especializada em nutrição esportiva. Ela também conta como podemos consumir a planta no dia a dia. Descubra tudo a seguir!
Características da ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis é uma hortaliça de porte arbustivo perene, da família Cactaceae, nativa da América Tropical. “Conhecida como ‘carne verde’ por seu teor de proteína, ela assume uso tradicional muito significativo em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, especialmente nas cidades históricas coloniais”, explica Lu Monzillo.
Outro nome pelo qual a ora-pro-nóbis é chamada em alguns lugares é “carne de pobre”. Afinal, é uma planta de fácil cultivo, que alimenta bastante e costuma ser muito utilizada por populações urbanas oucrurais, graças à sua capacidade de enriquecer a alimentação de forma simples e econômica.
Em que categoria de alimentos ela se encaixa?
A ora-pro-nóbis é considerada uma planta de consumo alimentar não convencional, de acordo com o guia de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) do Brasil.
“As PANC são espécies de plantas pouco comuns no dia a dia das pessoas. O termo PANC pode até causar estranhamento porque ainda não foi muito divulgado e essas espécies não são encontradas com facilidade em feiras, mercados e outros espaços de comercialização. Antigamente, essas plantas faziam parte da cultura e alimentação local”, explica a nutricionista.
De acordo com Lu Monzillo, as PANC ainda são mantidas por alguns agricultores e comunidades que resistiram a essa padronização das variedades cultivadas, valorizando o conhecimento, cultura e as espécies utilizadas pelos antepassados. “Geralmente, são plantas espontâneas e, em geral, resistentes a pouca adubação com baixa necessidade de irrigação, o que resulta em alta quantidade de fitoquímicos”, diz.
A ora-pro-nóbis é considerada uma PAN, planta de consumo alimentar não convencional
Getty Images
Benefícios nutricionais da ora-pro-nóbis
“As folhas possuem valor nutricional relevante, com teor de proteína que varia de 28 % a 32 % na matéria seca. Também apresenta quantidades consideráveis de minerais, como potássio, magnésio, zinco, cálcio e ferro, além de vitaminas A, vitamina C, algumas vitaminas do complexo B e substâncias mucilaginosas que trazem benefícios à saúde”, afirma Lu Monzillo.
De acordo com a nutricionista, a ora-pro-nóbis colabora para manutenção do sistema imune por conta das vitaminas e minerais, ajuda no tratamento de anemia por conta da presença de ferro + vitamina C, recuperação muscular pela presença de proteínas e ação anti-inflamatória e antioxidante pela presença de fitoquímicos. “Além dos nutrientes citados acima, a ora-pro-nóbis ainda possui fibras que auxiliam no trânsito intestinal e na saciedade”, complementa.
Já a fruta, redondinha em tom amarelado e alaranjado, apresenta betacaroteno, que auxilia no combate dos radicais livres, vitaminas A e C, fibras e compostos antioxidantes, segundo Lu Monzillo.
“Apesar de ser lembrada como alternativa à proteína animal principalmente por vegetarianos e veganos, vale ressaltar que cada 100 g de folhas ora-pro-nóbis apresenta 2 g de proteína, ou seja, seria necessário um consumo e volume elevados de folhas para que o aporte protéico diário seja suficiente”, alerta a profissional.
Como a ora-pro-nóbis pode ser consumida?
A ora-pro-nóbis pode ser incluída de diversas formas na alimentação
Getty Images
“A ora-pro-nóbis é bem versátil e pode ser encontrada e consumida na forma de pós, cápsulas, folhas desidratadas para chás, farinha e até como antepasto”, ensina Lu Monzillo. Os pós podem ser diluídos em água ou sucos, ou ainda serem usados na preparação de bolos, pães, massas, biscoitos e temperos, além de caldos, sopas e muitos outros pratos, como saladas, refogados, com arroz e tortas e farofas. Já os frutos, com sabor mais adocicado, são mais usados na culinária em doces, compotas, geleias e sucos.
Que gosto tem?
“As folhas desidratadas possuem um gosto levemente amargo. Já seus frutos costumam ser adocicados e é necessário remover os espinhos presentes antes do consumo”, explica a nutricionista.
É encontrada com facilidade em feiras e hortifrutis?
“Pesquisei nos mercados e sacolões aqui perto de casa, Zona Oeste de São Paulo, e não localizei em nenhum deles. Alguns estabelecimentos até informaram que tentaram vender por um período de tempo, mas havia pouca procura e o produto acabava estragando”, avisa Lu Monzillo. Mas, a ora-pro-nóbis pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais e empórios a granel em forma das folhas desidratadas ou em pó, além de farinha e em cápsulas.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *