Neste 7 de outubro, Dia Mundial da Arquitetura (DMA’24), a Ordem dos Arquitectos revela as iniciativas que decorrem em todo o país durante o Mês da Arquitetura, que se celebra até dia 31.
A programação é diversificada, com Exposições, Conferências, Debates, Apresentações de livros e Prémios – Prémio Fernando Távora; Prémio Manuel Graça Dias-DST, para jovens arquitetos; Prémio de Arquitetura Ruy Jervis D’Athouguia; Prémio de Arquitetura Madeira e Porto Santo.
O tema definido pela União internacional dos Arquitectos para o DMA’24 é Empowering the Next Generation in Participatory Urban Design, com o objetivo de enfatizar a importância da participação dos jovens arquitectos no planeamento e desenvolvimento urbano, incentivando-os a contribuir com novas perspectivas, fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Este é um desafio que se adequa ao contexto nacional, de uma profissão jovem, em que mais de 50% dos arquitectos portugueses têm menos de 40 anos.
O programa completo, com iniciativas no Porto, em Braga, em Évora, em Santiago do Cacém, em Castelo Branco, no Funchal, em Ponta Delgada, no Pico, está disponível > aqui.
Destacam-se homenagens a Fernando Távora, como a exposição Fernando Távora. Pensamento Livre no Salão Nobre da Assembleia da República, a festa I Love Távora, em Matosinhos, ou lançamento das publicações Cadernos de Viagem – Prémio Fernando Távora. Realiza-se também um tributo e debate ao papel das mulheres na Arquitetura, com a exposição “Arquitectas da nossa casa”, na Casa das Caldeiras, em Coimbra e com um ciclo de mesas-redondas, a 26 de outubro.
Em Loulé, decorrem as segundas Jornadas Internacionais de Arquitectura do Algarve, a 11 de outubro, dia em que, em Lisboa, se inaugura a exposição sobre os 30 anos do edifício-sede da Ordem dos Arquitectos.
Será também aqui na sede que decorre, entre 25 e 26 de outubro, a assembleia da European Network of Architects’ Competent Authorities (ENACA), em que os dirigentes europeus, liderados pela presidente dos Arquitectos Europeus, Ruth Schagemann, conhecerão dos problemas prementes da profissão. Esta sessão é aberta.
No fim do mês, a 30 de outubro, decorre a Sessão Solene de atribuição de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos, que representa um momento sólido de agradecimento a personalidades e instituições que contribuem para promover a excelência da Arquitectura portuguesa.
LINKS
Galeria