Colocar plantas aromáticas de interior em casa é simples e eficaz. Elas são fáceis de cuidar, trazem cor aos ambientes e, acima de tudo, perfumam de forma natural, graças aos seus componentes. Isso torna essas plantas as favoritas para colocar em todos os cantos, não apenas em casas, mas também em espaços pequenos e grandes, apartamentos, cabanas e até mesmo em escritórios; desde que recebam os cuidados necessários e, claro, muito carinho.
Algumas plantas aromáticas de interior se adaptam melhor a espaços fechados, enquanto outras preferem lugares mais abertos ou com exposição à luz natural. No entanto, todas são perfeitas para transformar o seu lar. Mas, quais recomendamos que você coloque em cada espaço?
Plantas aromáticas para jardim
Como já mencionamos, as plantas aromáticas também podem ser colocadas em áreas externas. Algumas delas são flores, enquanto outras são apenas folhas com aromas fascinantes.
Suas flores permitem, além de perfumar os ambientes, trazer um toque de beleza ao jardim. Seu aroma é um calmante natural e possui propriedades relaxantes. Por isso, além de funcionar como uma planta decorativa e que proporciona um agradável perfume, a lavanda também produz um óleo usado medicinalmente, utilizado inclusive para melhorar o sistema digestivo.
De fato, o malvavisco é uma planta cujo caule é utilizado para fabricar o doce macio que leva o mesmo nome. Antigamente, era usada como ingrediente na gastronomia e como aromatizante natural. Além disso, recomenda-se não podar as flores secas para estimular o seu crescimento; ou seja, a própria planta se fertiliza, evitando a necessidade de outros fertilizantes e reduzindo a chance de contaminação.
Apesar de serem flores pequenas ou com botões diminutos, quanto mais flores houver, mais seu aroma se espalha. A camomila é uma planta muito fácil de cuidar, não exigindo muita atenção. Além disso, pode ser usada como erva medicinal sem perder suas propriedades aromáticas.
Plantas aromáticas para o banheiro
O banheiro costuma ser um ambiente que necessita de bons aromas ou, pelo menos, da eliminação de cheiros desagradáveis. No entanto, o uso de produtos químicos pode ser complicado, já que, sendo um espaço que precisa estar limpo e desinfetado, pode ser contraproducente.
Graças ao seu aroma forte e característico, os lírios são capazes de neutralizar odores intensos. Quanto maiores ou mais flores houver, melhor, pois a combinação de tamanho e quantidade emite aromas muito potentes. Por isso, é importante encontrar o equilíbrio para que o banheiro tenha um cheiro agradável.
Apesar de ter pétalas pequenas, o crisântemo é capaz de emitir aromas fortes que transformam o ar. Eles purificam o ambiente e, por consequência, deixam um cheiro delicioso. Além disso, os resquícios de cigarro ou os odores dos produtos típicos do banheiro, como shampoos e sabonetes, serão reduzidos e neutralizados.
Além de serem belos, os jasmins possuem um aroma especial que também proporciona relaxamento aos ambientes. Seu perfume é muito especial e agradável, de forma que a sutileza de seu cheiro não sobrecarrega quem utiliza o banheiro ao mesmo tempo que também oferece uma sensação de calma e, claro, aromatiza todo o espaço.
Plantas aromáticas para interior
Definitivamente, toda a casa deve ter um cheiro agradável, e isso pode ser alcançado com plantas aromáticas especiais. Estas são para ambientes internos e não para jardins, pois é muito melhor mantê-las assim, aproveitando todos os seus benefícios: aromatizar qualquer cantinho.
Para ter um aroma primaveril o ano todo, as frésias são ideais para a sua casa. Você pode adquiri-las e colocá-las em vasos de flores, o que permite movê-las para diferentes locais e dar um bom aroma a cada cantinho. Sem dúvida, elas se adaptam perfeitamente a ambientes internos.
Felizmente, existe uma variedade de gerânios para escolher. Tudo depende da decoração e do estilo, já que o aroma é igualmente potente e delicioso em todos. Ele costuma ser fresco, quase frutal, o que os torna perfeitos para o dia e para tornar o inverno e o outono muito mais acolhedores.
Embora pareça impossível, os limoeiros realmente podem ser cultivados no interior, mas devem ficar perto das janelas ou em uma pequena varanda. A ideia é que recebam luz natural de 8 a 12 horas por dia. Assim, o aroma se espalha por toda a casa, sendo recomendado para aromatizar a cozinha e a sala, embora funcione bem em todos os cantos.
Plantas aromáticas de sombra
Por outro lado, as plantas aromáticas também podem viver na sombra, desde que sejam bem cuidadas e o ambiente permita seu crescimento adequado. Caso contrário, em vez de oferecer aromas agradáveis, elas podem emitir cheiros ruins.
A hortelã é uma planta dramática. Ela quase não precisa de água, mas pede em abundância, o que não importa, pois, apesar de tudo, mantém seu aroma forte e marcante. No entanto, seu cheiro é sutil e combina bem com ambientes fechados, como a cozinha ou cantinhos da sala.
Assim como a hortelã e outras plantas aromáticas, o alecrim possui um aroma sutil, mas intenso, que se espalha pelos ambientes. Ele vive por muito tempo (com os cuidados adequados) e também é um repelente natural de mosquitos e outros insetos que podem se tornar pragas.