Uma força-tarefa prendeu na manhã desta terça-feira 7, em Olinda (PE), um homem suspeito de ameaçar de estupro e de morte as deputadas estaduais de Minas Gerais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna (PV).
Segundo a investigação, compartilhada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público de Minas Gerais, as ameaças foram planejadas e executadas em fóruns e grupos anônimos na internet, os chamados ‘chans‘. Os casos foram registrados no segundo semestre de 2023.
Nos grupos, os integrantes faziam publicações de incitação a violência, pedofilia e necrofilia, com imagens de estupros, assassinatos, mutilações e pornografia infantil.
A apuração identificou um líder do grupo, que usava os apelidos ‘Leon’ e ‘Grow’. A Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito e a apreensão de equipamentos eletrônicos com materiais ligados ao caso. O homem será transferido para o sistema prisional de Minas Gerais e responderá ao processo no estado.
Em nota, as deputadas estaduais afirmaram ter recebido com esperança a notícia sobre a prisão.
“O resultado das investigações mostra que sempre fizemos certo ao seguirmos firmes na luta, ao não nos deixarmos paralisar pelas ameaças e pela violência”, diz o comunicado. “Só assim seguiremos mudando a realidade das mulheres.”