O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (MDB), classificou a cidade do interior do Rio Grande do Sul como “praticamente destruída” e afirmou que cerca de 15 pessoas estavam soterradas no município.
A cidade localizada no Vale do Taquari é uma das mais afetadas pelas tempestades. Em uma publicação oficial da prefeitura, Fontana pede ajuda para atendimento às vítimas.
“Roca Sales vive um caos. Roca Sales foi praticamente destruída novamente. Das cheias, essa foi a que mais destruiu o município. A gente não consegue ir a lugar nenhum. Temos que ir de barco. A situação é bem delicada, bem difícil. Temos uma dificuldade muito grande de acessar o interior. […] Temos em torno de 15 pessoas soterradas no interior, não sei se é 15 ou 16 pessoas soterradas no interior. Essa informação foi repassada por vizinhos”, disse.
O prefeito de Roca Sales falou ainda que está sendo montado um gabinete de crise na cidade para atender a população. Em um primeiro momento, Fontana reforça necessidade de água, alimentos e prestação de socorro aéreo.
Segundo o prefeito, a dificuldade de acesso e a cheia do rio Taquari dificultam o resgate de vítimas.
Projeções
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas para que o Guaíba alcance a marca de 5 metros. Os principais rios do estado que alagaram nos últimos dias provocando estragos em cidades do interior chegam até o lago. O mapa abaixo elaborado pela Defesa Civil mostra as áreas que devem ser atingidas com a marca de 5 metros.
Balanço no estado
O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, no início da noite desta sexta-feira (3), que são 39 mortes por conta das fortes chuvas que atingem o estado até o momento. As forças de segurança procuram outros 68 desaparecidos.
Segundo os dados da Defesa Civil do RS, são 265 municípios atingidos pela chuva, mais da metade do estado gaúcho. Mais de 350 mil pessoas foram afetadas pela chuva.
*publicado por Pedro Zanatta.
Compartilhe: