O júri considerou que, dos 16 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora, do concorrente Pro.Experimental Unipessoal, Lda “é reveladora de elevada clareza e consistência formal do projeto, o que se manifesta no volume paralelepipédico do novo mercado e no espaço de ligação à empena do edifício a poente da intervenção. O espaço de transição proposto, melhora o desenho urbano e gera continuidade entre o novo mercado e a envolvente e reforça a ligação entre a praça a norte e o interior do quarteirão a poente. Globalmente o edifício propõe uma imagem de transparência, reforçada pela abertura da nave para o exterior, marcada pela modulação da estrutura e pelo revestimento cerâmico, o que confere identidade e carater público ao mercado”.
O Júri salienta, ainda, que a “proposta evidencia uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção e para a durabilidade da solução construída, o que se manifesta na simplicidade do desenho do módulo estrutural, que permite diferentes adaptações na organização e uso das lojas. O desenho das bancas também foi pensado da maneira flexível, apostando em elementos fixos e móveis, o que irá permitir um uso versátil do espaço”.
De acordo com o Júri, o trabalho do concorrente CCHE Porto, Lda classificado em 2º lugar, a proposta destaca-se pela “clareza da implantação, na organização espacial e no modo como propõe um desenho cuidado para a cobertura ajardinada, gerando um quinto alçado que valoriza a relação com as edificações mais altas na envolvente. A proposta promove uma integração do mercado num ambiente verde mais cuidado”.
Quanto à proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Mrkc – Market Consulting, Lda., o Júri refere que “a cor dos revestimentos marca e procura destacar o mercado da envolvente. O mercado é organizado em duas partes, atravessado por um espaço de ligação entre a praça a poente e a rua nascente, gerando uma situação híbrida entre a zona comercial no interior e a envolvente urbana, o que valoriza a atividade comercial do mercado”.
Os 16 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto do Mercado dos Olivais – Célula B, promovido pela Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E. M., S. A., com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
1º classificado
Concorrente: Pro.Experimental Unipessoal, Lda.
Coordenação: Elói da Silva Gonçalves
2º classificado
Concorrente: CCHE Porto, Lda
Coordenação: Carolina Azevedo Soares Ferreira
3º classificado
Concorrente: Mrkc – Market Consulting, Lda.
Coordenação: Miguel Aresta Branco
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