Grandes Obras

“quem está perdendo com isso é o Brasil”

“quem está perdendo com isso é o Brasil”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta quinta-feira (20), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter a taxa básica de juros (a Selic) a 10,50% ao ano.

Em entrevista à Rádio Verdinha, de Fortaleza (CE), o mandatário afirmou que a manutenção da taxa, decidida por unanimidade do colegiado na noite de ontem (19), foi “uma pena” e deve afetar negativamente a economia e o povo brasileiro.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

“Foi uma pena que o Copom manteve, porque quem está perdendo com isso é o Brasil, é o povo brasileiro. Porque quanto mais a gente pagar de juros, menos dinheiro a gente tem para investir aqui dentro. Isso tem que ser tratado como gasto”, afirmou.

Durante a conversa, Lula também voltou a questionar a autonomia do Banco Central, aprovada pelo Congresso Nacional por meio de lei complementar, durante o governo de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tal dispositivo, dentre outros pontos, definiu o escopo de atuação da autoridade monetária e estabeleceu mandatos estáveis e escalonados para seus diretores − o que na prática faz com que a atual administração tenha que conviver com indicados na gestão anterior, como o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, com quem Lula tem colecionado atritos e que tem mandato até o fim deste ano.

Continua depois da publicidade

“Eu fui presidente [durante] 8 anos. O presidente da República nunca se mete nas decisões do Copom e do Banco Central. O [Henrique] Meirelles tinha autonomia comigo tanto quanto tem esse rapaz de hoje. Só que hoje o Meirelles era uma pessoa que eu tinha o poder de tirar, como o Fernando Henrique Cardoso tirou tantos, como outros presidentes tiraram tantos. Aí resolveram entender que era importante colocar alguém, que tivesse um Banco Central independente, que tivesse autonomia. Ora, autonomia de quem? Autonomia para servir quem? Autonomia para atender quem?”, afirmou.

mais informações em instantes



Fonte: Infomoney

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *