Depois de um dia de calor na maior parte do Estado, uma nova frente fria irá avançar pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23) e trará consigo chuvas e temporais isolados. Segundo a MetSul Meteorologia, assim como na quarta (22), os maiores volumes de precipitação são esperados para os municípios da Metade Sul e Oeste, além de parte do Nordeste gaúcho.
Com as previsões, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades nas regiões Central, Metropolitana, Sul, Litoral Sul, Fronteira Oeste, Vales, Noroeste e Campanha. Destaca-se a possibilidade de chuva de até 100mm, vento de até 100 km/h e queda de granizo nessas regiões.
O Instituto ainda ressalta o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e novos alagamentos. Entre as cidades destacadas pelo alerta estão Bagé, na Campanha, e Nova Palma, na Região Central.
Em grande partes das regiões, o vento passa a ingressar gelado do quadrante sul durante a tarde, derrubando a temperatura.
Na Capital, esse vento trará uma sensação de frio intenso para a população e, dependendo de sua intensidade, pode represar o Guaíba. Chuvas fortes isoladas tendem a acontecer à qualquer hora do dia. Diferente dos 30°C registrados nesta quarta, a máxima hoje permanecerá em 22°C.