O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou nesta segunda-feira 6 que a reconstrução dos trechos de rodovias federais destruídos pelas chuvas no Rio Grande do Sul deverá custar mais de 1 bilhão de reais.
Segundo o emedebista, uma medida provisória a ser editada pelo presidente Lula (PT) concederá crédito orçamentário extraordinário a fim de destinar recursos federais ao custeio de despesas resultantes da catástrofe climática.
Renan Filho participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
“Precisaremos da ajuda decisiva da bancada do estado, dos deputados e dos senadores”, disse o ministro, em referência à importância de emendas parlamentares para as obras de restauração da infraestrutura no estado e à aprovação de medidas legais que acelerem a transferência do dinheiro para o Rio Grande do Sul.
Segundo ele, o ministério tem um volume de investimentos “considerável” para o estado, mas não seria capaz de executar simultaneamente as obras em andamento e o restabelecimento das rodovias federais.
“Esse tipo de intervenção é assistencial, para garantir o abastecimento das cidades e o resgate de pessoas. É o que estamos chamando de caminhos assistenciais.”
(Com informações da Agência Brasil)