Imagine um mar azul-turquesa com águas quentes, cercado por uma extensa faixa de areia branca adornada por coqueiros: um cenário paradisíaco, certo? E mais: a isso somam-se os ventos favoráveis e constantes que sopram o ano todo e fazem deste o destino perfeito para a prática do kitesurf no país. Estamos falando da Praia do Preá, localizada no Ceará, a apenas 245 quilômetros de Fortaleza.
Apesar de já possuir certa infraestrutura turística, o Preá está prestes a se tornar ainda mais badalado: o Grupo Carnaúba, especializado em soluções imobiliárias, pretende inaugurar até 2026 diversos empreendimentos de alto padrão na região, como o condomínio de casas Vila Carnaúba, o clube Carnaúba Wind House e um hotel da luxuosa rede internacional Anantara. Um remodelamento no entorno da praia irá atender a turistas de todos os lugares do mundo sem deixar de lado um compromisso com os moradores locais, a criação de empregos e a promoção de ações sustentáveis voltadas para a comunidade.
“Nosso objetivo é transformar o Preá no primeiro destino turístico planejado do país, e, para isso, adquirimos 12 milhões de metros quadrados de terrenos, com 4,2 quilômetros de frente-praia”, conta o arquiteto Miguel Pinto Guimarães, sócio do Grupo Carnaúba. A ideia veio após a inauguração do aeroporto de Jericoacoara, que facilitou o acesso ao local para os turistas e impulsionou o desenvolvimento da área.
Hoje, muito além do kitesurf, que tem conquistado amadores de todas as idades, o litoral oferece 30 quilômetros de praia com restaurantes de gastronomia típica, dunas, lagoas e uma vila de pescadores.
Os projetos do grupo têm sido inaugurados pouco a pouco. A primeira fase do condomínio de luxo Vila Carnaúba começou com as casas projetadas por Miguel Pinto Guimarães, cujos lotes vão de 500 a 2.000 m². “Apesar de ser um projeto de arquitetura contemporânea, nosso objetivo é parecer que estamos por lá há décadas. Para isso, não só utilizamos materiais locais, mas estudamos durante meses quais são as técnicas construtivas da arquitetura vernacular das vilas de pescadores”, explica o profissional. O residencial também contará com SPA, hotel, complexo esportivo, kite clube e outros atrativos.
No início deste mês, foi inaugurada a lagoa de água doce do Carnaúba Wind House, o clube com hospedagem. Além de beach e kite clubes, aulas de ioga, quadras de tênis e kids club, os sócios recebem créditos anuais para reservar bangalôs de um a quatro quartos e podem programar as férias com amigos, família ou converter seus créditos em investimento – as datas não utilizadas pelos proprietários podem ser colocadas à venda e utilizadas como diárias em hospedagens para quem não é membro.
Serão ao todo 170 acomodações situadas de frente para o mar, com entrada privativa e previsão de inauguração em 2025. “Nosso modelo permite que o sócio adquira um título patrimonial vitalício com flexibilidade de hospedagem tanto na alta quanto na baixa temporada, e liberdade para revenda futura e retorno em monetização. Com a aquisição de um título, o proprietário viverá a experiência de ter várias casas no Preá sem precisar administrar nenhuma”, destaca a diretora de de produto e sócia do Grupo Carnaúba, Alexia Bergallo.
O projeto também conta com uma parceria exclusiva com o Rancho do Kite, a maior escola da modalidade da região, que gerenciará o kite clube do Wind House e permitirá aos membros ter aulas sem a necessidade de alugar ou transportar seus próprios equipamentos.
Para além de produtos imobiliários
Com o crescimento significativo na região, o grupo Carnaúba quis considerar a população local e a sustentabilidade na equação. É aí que entra em cena o Instituto Camboa, braço sem fins lucrativos cujo objetivo é promover impacto social positivo e planejamento urbano – dois pilares essenciais dos empreendimentos.
Além da arquitetura que privilegia materiais locais, sustentáveis e se utiliza de soluções de energia renovável, é possível citar três iniciativas do instituto que já impactaram o Preá: o “Pronto”, um hub de saúde que atendeu aos moradores pelo SUS em 2022; o “Mais Vida, Menos Lixo”, ação de gestão de resíduos com adesão de 97% da comunidade local que foi eleita pela Secretaria do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima do Governo do Estado uma das cinco melhores iniciativas de gestão de resíduos do ano; e o investimento em cursos profissionalizantes nas áreas de hotelaria e construção civil idealizados em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Sesi e o Senai, que será ministrado em outubro para cem alunos.
Veja mais fotos e informações sobre os empreendimentos no site oficial.