O programa Jovem Aprendiz Paulista, lançado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu mediar a contratação de 60 mil estudantes por empresas, mas o número até o momento chega apenas a 291.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 10 pelo UOL, com base em informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
A iniciativa prevê a contratação de estudantes da rede estadual por empresas próximas de suas casas. Os alunos a partir de 14 anos trabalhariam em jornadas de até 6 horas diárias, quatro vezes na semana. Eles também teriam uma aula online semanal de 4 horas.
Ao anunciar o programa, em abril do ano passado, Tarcísio declarou que esperava ter 100 mil contratados em pouco tempo. Em agosto, o programa, inicialmente direcionado a jovens de até 18 anos, passou a contemplar pessoas de até 24 anos.
Houve 57 contratações entre março e maio. Em fevereiro, havia 1.751 empresas e 22.089 estudantes cadastrados no programa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico não informou o número atualizado de empreendimentos e alunos registrados.
Em nota, o governo informou que o programa “passa por reformulação” para ampliar a adesão e que tem realizado “oficinas regionais e ampla divulgação” da iniciativa a fim de aumentar o número de vagas disponibilizadas por empregadores.