O deputado estadual e ex-apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na liderança das intenções de voto da corrida eleitoral em Belo Horizonte (MG), a 45 dias do primeiro turno do pleito. É o que mostra a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22).
De acordo com o levantamento, Tramonte marca 27% da preferência do eleitorado da capital de Minas Gerais, com grande vantagem em relação aos concorrentes.
A vice-liderança da disputa eleitoral é dividida por 5 candidatos, que estão tecnicamente empatados, segundo o Datafolha: Carlos Viana (Podemos), com 12%; Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e o prefeito Fuad Noman (PSD), todos com 10% das intenções de voto; e Rogério Correia (PT), com 7%.
Leia também: Quem são os candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições 2024?
Na sequência, Gabriel Monteiro (MDB) marca 3%, e Wanderson Rocha (PST), 1% das intenções de voto. Ambos estão tecnicamente empatados com o candidato do PT, no limite da margem de erro da pesquisa.
Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) foram mencionadas pelos entrevistados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa, 10% dos eleitores de Belo Horizonte pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 9% não sabem em quem votar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia a candidatura de Rogério Correia na capital mineira. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, está ao lado de Bruno Engler (PL).
O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que recentemente trocou o PSD pelo Republicanos, declarou apoio ao líder Mauro Tramonte. Kalil deixou de apoiar, portanto, o atual prefeito Fuad Noman, que foi seu vice na administração municipal, assumiu a prefeitura em 2022 e concorrerá à reeleição.
Continua depois da publicidade
A pesquisa
O levantamento do Datafolha foi feito com 910 eleitores da cidade de Belo Horizonte, entre os dias 20 e 21 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07042/2024.