Grandes Obras

Tudo sobre a 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes

Tudo sobre a 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes




O festival ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais A cidade de Tiradentes é palco do evento criativo que termina no domingo
Douglas Mendes
Nesta quinta-feira (17), começa a 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes, projeto cultural e social que acontece anualmente na cidade histórica mineira. Com mais de 100 atividades programadas, o evento termina no domingo (20) e tem como objetivo valorizar saberes de tradição que servem de base para a atuação de artesãos da região.
Palestras, oficinas, exposições e bate-papos com autores de livros são algumas das atividades que fazem parte da programação do evento. Também haverá espaço para discussões sobre temas atuais ligados a artesanato, design, influências regionais, entre outros. Confira os destaques abaixo.
Escola da Semana
Novidade anunciada para esta edição, a Escola da Semana propõe um espaço para atender os artesãos que participam do projeto do evento, além de ser um lugar para a comunidade aprender e se aperfeiçoar em ofícios manuais. Por fim, oferecerá cursos e experiências com artesãos da região e designers de todo o Brasil. A Escola da Semana reforça a missão da Semana Criativa de Tiradentes de divulgar os detentores de saberes tradicionais.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Exposição Desdobramentos: design feito à mão com designers e artesãos 2024
Com expografia de Alexandre Rousset, a mostra materializa as imersões promovidas pela Semana Criativa de Tiradentes ao longo do ano entre artesãos do município e designers. Nestes encontros serão discutidos novos produtos com o objetivo de ampliar o repertório e as possibilidades de ambas as partes. Exercícios de criatividade que os visitantes saiam da zona de conforto também serão promovidos neste evento.
Entre os designers participantes estão: Alexandre Salles, Carolina Armellini e Paulo Biacchi (Fetiche Design), Fabiana Queiroga, Gustavo Bittencourt e Luciana Pires (Ateliê Caféadois). No time de artesãos, o público poderá acompanhar Beto Romero, Deise Reis, Edna Carvalho, Eliana Maia, Expedito Jonas de Jesus, Fabio Reis, Isabela Ladeira, Luciano Jaques, Maria Conceição de Paula, Marlon Carvalho, Nôca, Raimundo Nonato, Rosana Nascimento, Silvânia Mendonça, Tatiane Carvalho e Wellington Carvalho.
Local: Centro Cultural Yves Alves, sala Padre Toledo
Endereço: R. Direita, 168 – Centro
Abertura: dia 17 de outubro, às 10h00
Exposição As mulheres do Jequitinhonha e o algodão
Esta exposição exibe uma coleção de bordados que apresenta essas mulheres em sua múltipla potência e como o algodão se faz presente como matéria concreta e elemento simbólico, que atravessa toda a experiência do trabalho. As peças são bordadas com o fio da matéria-prima plantada e colhida nas roças e nos quintais pelas próprias mulheres. O algodão é descaroçado, preparado, fiado por fiandeiras e recebe as cores do tingimento vegetal e os tons terrosos da região.
O trabalho autoral é desenvolvido ao lado da artista têxtil Ana Vaz, a partir de desenhos de Diogo Guimarães, filho de uma das bordadeiras. Uma experiência coletiva que envolve as Fiandeiras e Bordadeiras do Curtume, as Tecelãs de Tocoiós e as Tecelãs do Corin, grupos que integram a iniciativa Mulheres do Jequitinhonha, programa da organização Tingui. O espaço também conta com cenografia de Alexandre Rousset.
Local: Foyer do Centro Cultural Yves Alves, sala Padre Toledo
Endereço: R. Direita, 168 – Centro
Abertura: dia 17 de outubro, às 10h00
Casa Pará
Os arquitetos Luís Guedes e Pablo do Vale, do escritório GUÁ Arquitetura
Divulgação
Com o intuito de convidar o público a mergulhar na tradição paraense, o escritório GUÁ Arquitetura, que cuidou da ambientação, e a jornalista Trisha Guimarães idealizaram uma série de atividades que conectam passado, presente e futuro da região. Exposições, workshops, intervenções artísticas, palestras e exibições de documentários estão entre os destaques da agenda.
Palco para nomes de peso do cenário cultural paraense e nacional, o local receberá o trabalho de artistas visuais como Luiz Braga, Eder Oliveira e Marinaldo Santos, Erica Saraiva e o VJ Kauê. Já a gastronomia do estado será representada pelas criações do Chef Arturo Baez e das marcas Muamba Bar e Marcelino Antepastos. A música da Casa fica por conta do talentoso Zek Picoteiro, DJ e pesquisador de música nortista tocando para os convidados.
Para resgatar técnicas de carpintaria amazônica, além de angariar rendas para financiar projetos sociais do Instituto Guá, os criativos Bel Lobo (M.O.O.C), Jay Boggo, Gabriel Kogan, Clara Figueiredo e o próprio escritório organizador elaboraram cinco peças em parceria com os mestres carpinteiros Valdiley Guedes, Edson, Ozéias, Josa e Edinaldo.
Local: Vila da Matriz
Endereço: R. Santíssima Trindade, 92
Abertura: dia 17 de outubro, às 10h00
LEIA MAIS
Exposição Raiz Contemporânea – A Ancestralidade no Novo Design Cearense
Projeto da Nordestesse, plataforma colaborativa que tem como missão fomentar criativos do nordeste e que apoia a exposição dos profissionais cearenses
Divulgação
A mostra reúne objetos de decoração e mobiliário que dialogam com saberes artesanais do Ceará, como a arte em madeira, barro e palha, dos designers Leo Ferreiro, Igor Sabá, Érico Gondim e Heitor Borges, integrantes do coletivo Casa do Design Cearense, e também com a coleção colaborativa da marca pernambucana de moda praia Rush com o artesão André Menezes.
Local: Casa Criativa
Endereço: Rua da Câmara, 58
Abertura: dia 17 de outubro, às 14h00
Lançamento do livro A Pantaneira
A publicação apresenta a primeira parte do Projeto Pantaneira e reúne, principalmente, belas imagens das vivências e trocas de conhecimento realizadas entre comunidades do Pantanal do Mato Grosso do Sul e o pesquisador e designer Rodrigo Ambrosio. As expedições resultaram no desenvolvimento de novos artefatos ligados às matrizes originárias.
Além do criativo, o evento terá a participação de Katienka Klain, Evelin Perdomo e Patrícia Fecci em um bate-papo com sessão de autógrafos. O projeto tem oferecimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e Governo do Estado Mato Grosso do Sul, parceria com o Sebrae e apoio cultural da Sherwin-Williams.
Local: Casa Criativa
Endereço: Rua da Câmara, 58
Data: dia 17 de outubro, das 15h às 16h30
Oficinas
Todas as atividades abaixo serão realizadas no Espaço Festivo, na R. do Chafariz, 6.
17 de outubro
– Tear na grade com Eliana Maia | Horário: das 16h às 17h30
– Entalhe em pedra-sabão com Expedito Jonas de Jesus | Horário: das 16h às 17h30
18 de outubro
– Flores de papel com Fernanda Jahjah | Horário:das 10h às 11h30
– Flor de palha com Edna, Tatiane e Wellington de Carvalho | Horário: 14h às 15h30
19 de outubro
– Acabamento de madeira com Zé Arns | Horário: das 10h às 11h30
– Confecção de carteiras com retalhos de couro com Isabela Ladeira e Nôca | Horário: das 10h às 11h30
Todas as informações sobre a programação estão disponíveis no site da Semana Criativa de Tiradentes.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *