Grandes Obras

Um novo reduto de design na região do vale europeu, em Santa Catarina | Marcas Parceiras

Um novo reduto de design na região do vale europeu, em Santa Catarina | Marcas Parceiras


Pomerode, uma pequena cidade no sul do país, onde fica uma região chamada de “vale europeu”: é nesse lugar, que imprime uma atmosfera alemã, que a Oxford escreve um novo capítulo de sua história. O grupo, que é o maior fabricante de porcelanas e cerâmicas das Américas, escolheu esse endereço para sua expansão a fim de mostrar mais do universo da marca a quem valoriza os detalhes da casa, e inaugurou ali a Casa Oxford e a flagship Strauss.

Fundada em 1953, a Oxford cresceu de maneira sólida, alcançando reconhecimento nacional e internacional pela produção de porcelanas e cerâmicas de mesa com a beleza do design aliado à durabilidade. Sete décadas depois, a marca foi além das louças e se lançou em itens como panelas, talheres e cristais. Contemporaneidade e legado permeiam essa nova fase, pontuada também por ações sustentáveis. A presença física na região vem em um momento propício, que celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Denyse da Silva, artista plástica, e sua obra "Vento" — Foto: @renanmunhoz__
Denyse da Silva, artista plástica, e sua obra “Vento” — Foto: @renanmunhoz__

A tradição artesanal dos cristais, que remonta aos primeiros imigrantes, é a base da Strauss, adquirida pelo Grupo Oxford em 2017. Desde então, a marca preserva o fazer manual passado entre gerações. Aliás, é uma das únicas fábricas no mundo a manter essa produção totalmente artesanal. Neste ano, com uma nova identidade visual, em tom laranja, essa história se atualiza com um quê mais vibrante.

Na flagship da Strauss, o brilho dos cristais dialoga com a arquitetura enxaimel do espaço. O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Passos Arquitetura, valoriza o espírito da região: a construção segue o estilo das inclinações dos telhados típicos e traz, na entrada, um jardim de inverno que abriga a obra Vento, da artista Denyse da Silva. A escultura de aço e cristal, com formas que remetem a uma molécula de DNA, simboliza o ciclo da transformação – do grão de areia ao cristal. O piso de concreto, pontuado por fragmentos coloridos de cacos da produção de cristais, remete à ideia de reunir os elementos da natureza em formas duradouras repletas de história.

Um novo reduto de design na região do vale europeu, em Santa Catarina — Foto: @renanmunhozz__
Um novo reduto de design na região do vale europeu, em Santa Catarina — Foto: @renanmunhozz__

A Casa Oxford e a Flagship Strauss convidam a explorar as possibilidades da porcelana e da cerâmica, dos cristais artesanais e ainda das panelas e talheres que trazem uma tradição reinventada. No endereço revitalizado do Grupo Oxford em Pomerode, com mais de 2.500 m² construídos entre loja e fábrica, a praça de entrada, o jardim de inverno e a ambientação foram pensados para eventos culturais e pretendem conduzir a uma experiência mais envolvente. Ali, a história dos imigrantes alemães se entrelaça à narrativa contemporânea de design, mostrando que a força das famílias que construíram a região é o fio que une passado e presente através do trabalho artesanal.

A loja abre as portas na próxima quarta (13) na avenida 21 de Janeiro, 3540, Centro, Pomerode – SC.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *