Grandes Obras

Um Pavilhão de Estudos e uma Biblioteca são os vencedores do Prémio Mies van der Rohe 2024

Um Pavilhão de Estudos e uma Biblioteca são os vencedores do Prémio Mies van der Rohe 2024


O Pavilhão de Estudos no campus da Universidade Técnica de Braunschweig na Alemanha e a Biblioteca Gabriel García Márquez em Barcelona,  são os vencedores do Prémio Mies van der Rohe para 2024.

O vencedor do Prémio de Arquitetura de 2024 foi o Pavilhão de Estudos no campus da Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), projetado pelos escritórios Gustav Düsing e Max Hacke, ambos de Berlim. Já o Prémio de Arquitetura Emergente foi para a Biblioteca Gabriel García Márquez em Barcelona, do SUMA Arquitectura, escritório madrileno fundado por Elena Orte e Guillermo Sevillano.

O júri presidido por Frédéric Druot destaca o Pavilhão de Estudos no campus da Universidade Técnica de Braunschweig  pela sua “capacidade de desafiar as limitações e preconceitos sobre sustentabilidade, criando um ambiente acolhedor e alegre para estudo, colaboração e encontros. Mais do que um edifício, pode ser entendido como um sistema versátil que funde avanços tecnológicos com os princípios de flexibilidade e reutilização.”

Nas palavras do júri: “a Biblioteca Gabriel García Márquez em Barcelona contribui para transformar o bairro, oferecendo-se como um novo espaço público que é tanto externo quanto interno. Esta estrutura de madeira se desdobra como uma rica sequência de espaços monumentais e domésticos que recebem vizinhos e cidadãos em geral, proporcionando lugares confortáveis para estudo, trabalho em equipe e envolvimento da comunidade.”

A Fundació Mies van der Rohe e a Comissão Europeia selecionaram os vencedores da edição de 2024 do Prémio UE de Arquitetura Contemporânea / Prémio Mies van der Rohe. Os premiados foram escolhidos a partir de uma lista com 362 obras nomeadas.

“O júri do Prémio de 2024 destaca a importância da arquitetura que explora o potencial de mudar mentalidades e políticas, assim como a importância de promover a inclusividade”, diz o anúncio oficial. A cerimónia de premiação ocorrerá no Pavilhão Mies van der Rohe em Barcelona, no contexto do Dia dos Prémios EUmies, em 14 de maio de 2024, marcando o início das Semanas de Arquitetura de Barcelona.

© DR

Fotos
Pavilhão de Estudos no campus da Universidade Técnica de Braunschweig © Iwan Baan
Biblioteca Gabriel García Márquez em Barcelona © Jesús Granada

Galeria



Fonte: Espaço da Arquitetura

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *