Por Thayná Weissbach
Neste fim de semana, o Velopark, situado em Nova Santa Rita, recebeu mais de 50 pilotos em três competições em seu autódromo, sendo duas estaduais. A grande novidade foram as corridas noturnas da Turismo 1.4 do Brasil e Rio Grande do Sul. Essa foi a primeira vez que o parque automobilístico gaúcho sediou um evento como este. O dia começou com treinos das respectivas categorias, com o objetivo de testar os carros e definir as posições de largada.
A primeira corrida do dia foi do Gaúcho de Endurance, com uma prova de duas horas de duração. Largando de segundo lugar e liderando a maior parte da etapa, a vitória ficou com o Sigma P1 da Techforce Racing, pilotado por Jindra Kraucher.
Logo após o pódio, a categoria B e C Gaúcho, seguidas pela categoria A, fizeram a sua estreia de 2024 em Nova Santa Rita. As demais baterias do sábado foram sob a iluminação da pista e o farol dos carros, uma novidade para a competição, que anteriormente apenas fazia corridas diurnas. Neste primeiro momento, os pilotos se mantiveram mais cuidadosos, evitando maiores acidentes, porém isso não impediu Thiago Messias (Chevrolet Onix, #111), na competição pela vitória, causar um toque e ser punido em 10 segundos, assim perdendo o primeiro lugar na corrida.
Os destaques do fim de semana foram: Fabiano Cardoso/Augusto Freitas (A), a bordo do Chevrolet Onix #104; Eduardo Fuentes (A), Gol Volkswagen #25; Wilton Pena (A), Chevrolet Onix #53, Juca Bassani (A), Toyota Etios #2; Neto Datti (B) Toyota Yaris #777; Thiago Boz (B), Chevrolet Corsa #97; Guilherme Pozzi (B), Hyundai HB20 #711 e José “Bola” Jr (C), Chevrolet Onix + #189.