Grandes Obras

Vicaima soma novo projeto internacional equipando edifício universitário em Marrocos

Vicaima soma novo projeto internacional equipando edifício universitário em Marrocos


 

Vicaima soma novo projeto internacional equipando edifício universitário em Marrocos. As soluções da empresa forma instaladas num dos mais relevantes centros educativos em África, a Universidade Politécnica Mohammed VI.

A Vicaima foi a empresa selecionada para fornecer as portas de interior do novo Pólo de Ciência e Tecnologia da Universidade Politécnica Mohammed VI (UM6P). Nas salas de aula, corredores, halls e espaços comuns, foram implementadas várias soluções da marca com o objetivo de criar um ambiente de estudo ideal, alinhadas com o conceito base do projeto — geometrias retilíneas e funcionais que valorizam a estética, sem descurar o conforto.

Para responder a esta exigência, foram integradas uma multiplicidade de soluções Portaro® – conjunto que incorpora porta, aro e acessórios numa peça única, com destaque para o Portaro® Inverse – conceito que permite facear a porta com a guarnição ou painéis, criando uma superfície retilínea e contínua.

Tratando-se de um projeto educacional, a proteção corta-fogo é essencial sendo assegurada pelas soluções Portaro® FD30 e FD30 Vaivém, esta última com o objetivo de promover uma fácil circulação entre os espaços. O conforto e a concentração também foram tidos em conta, com a aplicação dos Portaro® corta-fogo e acústicos FD30 AC33dB e EI30 AC35dB Inverse, que garantem um isolamento acústico até 33 e 35 decibéis, respetivamente.

Nas áreas comuns, algumas soluções incluem aberturas para vidro, permitindo a entrada de luz natural — um fator cientificamente comprovado como influente na aprendizagem — num projeto arquitetónico singular, cujo pátio central assegura a iluminação e ventilação em todas as divisões.

A nível de revestimentos, a opção recaiu na sobriedade, elevada resistência e durabilidade do Dekordor® HD Colours Volcanic Grey.

A Universidade Politécnica Mohammed VI abriga um número significativo de laboratórios de pesquisa e centros de inovação em áreas relacionadas à ciência e tecnologia, essenciais para o desenvolvimento sustentável, mas também à agricultura, mineração e saúde, ao qual se irá agregar um hospital. O edifício, desenhado pelo gabinete RBTA, torna-se verdadeiramente único na cidade, com uma pérgula central como emblema, e uma arquitetura contemporânea requintada.

O projeto contém os primeiros edifícios certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no país e insere-se na comuna de Benguerir, a cerca de 70 quilómetros desta “cidade vermelha”, representando o coração da “Cidade Verde Mohammed VI” – uma zona que habita 100 mil pessoas, dá lugar a 20 mil estudantes e investigadores, tendo uma média de 20 metros quadrados de espaços verdes por residente.

Tendo como objetivo tornar-se um centro universitário de classe mundial, esta cidade oferece um ambiente de vida atraente e ecologicamente exemplar em torno de um ecossistema de conhecimento. Seja a nível urbanístico ou de infraestruturas, todo o tecido citadino integra equipamentos e tecnologias altamente eficientes, numa ótica alinhada com a política de sustentabilidade seguida pela Vicaima.

Com soluções técnicas certificadas por entidades internacionais acreditadas e uma ampla gama de produtos com certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), a empresa reforça o seu trajeto de inovação vanguardista e otimização sustentável, idealizando cada gama para uma adaptabilidade plena a qualquer tipo de utilizador.

LINKS

Galeria



Fonte: Espaço da Arquitetura

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *