Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo um bebê de quatro meses, e dezenas ficaram feridas em Oklahoma neste fim de semana, depois que dezenas de tornados varreram as planícies do sul dos EUA, enquanto alertas meteorológicos no domingo colocaram mais de 7 milhões de americanos sob avisos de tornado.
O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou no domingo uma emergência de desastre para o estado, liberando mais dinheiro para socorristas e operações de recuperação.
“Definitivamente o maior dano desde que sou governador”, disse Stitt em Sulphur, uma das comunidades mais atingidas, na tarde de domingo, ao fornecer uma atualização sobre mortes e danos. Stitt iniciou seu primeiro mandato como governador em 2019.
Em uma ligação com o governador de Oklahoma, o presidente Joe Biden ofereceu total apoio do governo federal para ajudar nos esforços de recuperação, disse a Casa Branca em comunicado no domingo.
Biden declarou, também no domingo, um grande desastre devido às severas tempestades de inverno que inundaram o estado de Washington e Kansas.
O presidente ordenou assistência federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelas tempestades de inverno.
Alerta de tempestade para ventos fortes, chuvas fortes e granizo também foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional (NWS) no domingo para mais de 47 milhões de pessoas que se estendem do leste do Texas ao norte, passando por Illinois e Wisconsin.
O NWS relatou que 38 possíveis tornados atingiram a área e que a pior das tempestades atingiu o centro de Oklahoma no sábado até a manhã de domingo, espalhando-se pelo noroeste do Texas, oeste do Missouri e Kansas.
O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma disse que os hospitais da área relataram 100 feridos. Twisters destruíram ou danificaram dezenas de estruturas, incluindo o hospital na cidade de Marietta, embora não tenham sido relatados feridos.
Mais de 20 mil clientes no estado permaneciam sem energia até a noite de domingo, segundo autoridades, enquanto o pessoal de emergência trabalhava para limpar estradas e reparar linhas de energia.
Veja o vídeo:
(Reportagem de Rich McKay, em Atlanta, e Maria Caspani, em Nova York; reportagem adicional de Surbhi Misra, em Bengaluru)
Compartilhe: