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5 dicas de como vender mais no Dia do Cliente

5 dicas de como vender mais no Dia do Cliente


O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para aquecer as vendas. Então, tome nota de nossas 5 dicas que vão te ajudar a vender mais e a satisfazer seus clientes nessa data.

Fique ligado: dia 15 de setembro é o Dia do Cliente, uma data que tem o objetivo de homenagear os consumidores e, especialmente, fomentar as vendas no setor de comércio. Ganhando cada vez mais espaço no gosto do público, o Dia do Cliente recentemente ainda ganhou um impulso com a criação da Semana do Brasil, que este ano acontece de 04 a 10 de setembro (sempre contemplando o feriado de Independência em 7 de setembro)

Segundo pesquisa da AlliN, em 2021, o período do Dia do Cliente resultou em um faturamento de R$ 6 bilhões, considerando apenas as vendas de e-commerce no Brasil – uma alta de 22% em relação ao ano anterior.

Dessa forma, se você quer aproveitar as semanas de setembro para conquistar os seus consumidores e disparar as vendas, é hora de preparar o seu comércio para a data. Portanto, leia este artigo e descubra 5 dicas para melhorar seus resultados no dia do Cliente.

Boa leitura (e ótimas vendas)!

Por que aproveitar o Dia do Cliente?

Uma prática muito comum no mercado de varejo é aproveitar datas comemorativas para promover sua marca, atrair novos clientes ou fidelizar aqueles que já estão com você. Isso porque essas datas, sozinhas, já são capazes de despertar a atenção do consumidor, uma vez que elas geralmente vêm atreladas a boas oportunidades promocionais para a compra. Afinal, quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Esse “apego” aos descontos e ações atrativas tem nome e é estudado no mercado como Marketing Emocional.

O que é Marketing Emocional?

Marketing emocional é quando uma ação de vendas é capaz de despertar sentimentos em uma pessoa, que aumentam exponencialmente as chances de conversão da compra.

Isso porque nosso cérebro tem partes específicas que são responsáveis pela tomada de decisão. E a emoção é capaz de influenciar esse processo, tanto positiva quanto negativamente. Uma pesquisa publicada no portal Neuroscience Marketing aponta que campanhas que levam em conta o lado emocional do ser humano reportaram um lucro 31% maior do que as demais. 

Bom, se seus concorrentes estiverem aproveitando o Dia do Cliente, você pode estar perdendo uma boa oportunidade e ficando para trás dos demais. Agora, caso eles ainda não conheçam a data ou não consigam aproveitá-la da melhor forma possível, ponto para você! O pioneirismo e o ineditismo estarão nas mãos do seu negócio. Basta fazer bom uso desse grande destaque que será oferecido a você. Em resumo, aproveitar o Dia do Cliente é uma daquelas ações capazes de melhorar os indicadores de vendas, além dos não menos importantes índices de satisfação dos consumidores. 

5 dicas para aproveitar o Dia do Cliente

É hora de descobrir as melhores maneiras práticas de prosperar com essa data tão estratégica e importante para o comércio. Listamos 5 dicas de ações que podem ser reproduzidas facilmente por negócios de qualquer nicho e que têm a capacidade de agradar diferentes públicos. Confira a seguir:

Dica 1 – Crie uma campanha com antecedência

Todos os anos, o Dia do Cliente acontece na mesma data – 15 de setembro. Isso é muito vantajoso para que você se antecipe bem na hora de montar uma estratégia para a data. Quando você pode começar a pensar nela? Por que não a partir do dia 16 de setembro do ano anterior? Quanto mais tempo tiver em mãos, melhores e mais assertivas podem ser as suas estratégias. Estimule seus times de marketing e vendas na elaboração desse planejamento!

Dica 2 – Incentive o engajamento com os clientes

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que o seu negócio/sua marca realmente se importa com eles. Além de ajudar a aumentar as suas vendas, isso também vai contribuir para fidelizá-los no longo prazo. Por isso, é importante que o engajamento com seus clientes seja incentivado. Como? Usando, com sabedoria e bom senso, os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para realizar ações interativas com seus potenciais compradores.

Promova concursos, enquetes, compartilhe depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organize um jogo ou um quiz valendo um cupom de desconto exclusivo. Pense nisso, e procure saber como as marcas têm feito isso para ter uma ideia mais clara dos caminhos que você pode percorrer com essas ferramentas.

Dica 3 – Ofereça benefícios diferenciados

Afirmamos novamente: atire a primeira pedra quem não gosta de uma boa oferta! No Dia do Cliente, não deixe de fazer promoções e oferecer benefícios que façam seus olhos brilharem. Existem diferentes possibilidades para você explorar: descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e cupons de desconto especiais.

Uma prática que costuma encantar os consumidores é a de oferecer brindes para os pedidos feitos na data. Podem ser apenas pequenos mimos, como um chocolate, um caderno ou uma amostra grátis da loja. Solte a criatividade e pense sobre o que vai agradar mais aos seus clientes. Lembre-se do Marketing Emocional!

Dica 4 – Prepare seu estoque

A conta é simples: se o seu desejo é que as vendas aumentem, seu estoque vai ter que dar conta, pois você sabe quanto é complicado deixar um cliente insatisfeito por não receber um produto seu que estava em falta devido à alta demanda. Ele não quer nem saber dos seus motivos… e ele está certo! A conta do seu estoque não pode falhar nunca, especialmente em datas como essa.

Dica 5 – Fique atento ao código do consumidor

O Código do Consumidor aponta uma série de diretrizes rígidas que devem ser seguidas na hora de trabalhar com promoções ou sorteios. Em datas especiais onde os descontos são esperados, os consumidores estão cada vez mais atentos à transparência das empresas que oferecem produtos, seja no modo físico presencial, seja via e-commerce. Muitas empresas acabam se utilizando de artifícios ilegais para ampliar suas margens de lucro, como as famosas promoções da “metade do dobro”, que ludibria intencionalmente o consumidor. 

Quando for lançar a campanha de Dia do Cliente, passe um pente fino com seu time jurídico para que nada esteja fora das conformidades do código do consumidor. Isso é pelo bem da imagem do seu negócio, que corre o risco de ficar manchado por anos por causa de pequenos desvios de planejamento. Olho aberto!

Com essas dicas à mão, você já pode planejar um Dia do Cliente lucrativo, além de especialmente interessante para um fluxo grande de consumidores que vão interagir com seu negócio ou sua marca.

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Fonte: Meu Sucesso

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