A obra de reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano foi novamente distinguida, no espaço de um mês, desta vez, em duas categorias do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 (PNRU): “Impacto Social” e “Cidade do Porto”. A cerimónia de entrega das distinções decorreu na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
A empreitada, que permitiu a reabertura da escola em setembro de 2023, tinha sido já reconhecida, no início deste mês, com a atribuição do Prémio SIL do Imobiliário 2024.
Sob a gestão da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, a empreitada de reabilitação e modernização contemplou trabalhos de renovação de pavimentos, tetos e paredes, a instalação de novas caixilharias e pinturas, a reformulação de espaços interiores, a requalificação dos auditórios, a substituição das coberturas e a recuperação de elementos estruturais do edifício. Um investimento superior a 14 milhões de euros, suportados por fundos europeus, Município e Governo.
Para além das distinções atribuídas à obra de requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano, a cidade do Porto arrecadou, ainda, os melhores projetos nas categorias “Estrutural”, com a reabilitação do Tabuleiro Inferior da Ponte Luiz I, e “Restauro”, relativa à reabilitação da Casa Honório de Lima.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é um evento organizado pela Vida Imobiliária e Promevi. A 12.ª edição do PNRU recebeu 80 candidatos, de norte a sul do país, incluindo ilhas, num total de 23 concelhos. A iniciativa reconheceu os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em 10 categorias.
© Porto.
Fotos Fotos © IBERINMO GRUPO