A notícia é metade boa e metade frustrante. Fechado há 50 dias, tempo que se completa neste sábado (22) devido a impactos da inundação histórica, o Aeroporto Internacional Salgado Filho voltará a operar como terminal aeroportuário. Mas só em parte.
Notícia boa: procedimentos de embarques e desembarques voltarão ao complexo em Porto Alegre. Notícia frustrante: os voos ainda não serão retomados na pista na Capital. Vão continuar a decolar e pousar na Base Aérea de Canoas (Baco).
Nota do Ministério de Portos e Aeroportos informa que os embarques (procedimentos de check-in e raio-x) voltam na primeira quinzena de julho ao complexo, fechado desde 3 de maio. Até a medida ser efetivada, os passageiros continuarão indo até o ParkShopping Canoas para fazer o embarque. Os usuários também vão até o terminal temporário, após desembarcar na base aérea.
A volta dos pousos e das decolagens no Salgado Filho ainda depende da avaliação dos danos causados pelas cheias, que deve ser apresentada pela concessionária Fraport Brasil até meados de julho, e depois da recuperação da pavimentação e troca de equipamentos que podem ter sido danificados.
O aeroporto já tinha reativado, mas sem usar a pista, o terminal internacional de cargas, para recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário.