O fotógrafo de Arquitetura João Morgado acaba de ser anunciado, nesta quarta-feira, como o único português que venceu duas das categorias do prestigiado prémio Architecture MasterPrize.
Esta é a segunda vez que Nova Iorque (EUA) distingue o talento do reconhecido fotógrafo de Arquitetura.
Desta vez, as fotografias premiadas enaltecem o trabalho do arquiteto Siza Vieira, com o projeto da Torre 611W56st, em Nova Iorque, e a Casa na Boavista, desenhada por Jean Pierre Porcher, do ateliê Topos, situada no Porto.
Para João Morgado, de 39 anos, que também é arquiteto, estes prémios ‘são o coroar de 14 anos de carreira, que muito têm servido para elevar a arquitetura portuguesa além fronteiras’.
Em 2020, o Muse Design Awards premiou-o como melhor fotógrafo de Arquitetura. Mérito já reconhecido em 2014, quando venceu o ARCAID Awards, no Reino Unido, na categoria de “Sense of Place”, com a fotografia da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira (Matosinhos), obra do arquiteto Siza Vieira. Já no ano seguinte, em Nova Iorque foi classificado como um dos dez melhores fotógrafos de arquitetura do Mundo.
A entrega dos prémios Architecture MasterPrize de 2024, acontecerá no próximo dia 18 de novembro, no Museu Guggenheim de Bilbau, em Espanha.
LINKS
Galeria