Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Ilha Guemes, com vista para o Canal de Bellingham, este alojamento de dois andares foi construído para oferecer acomodações adicionais para dormir à cabana da família de um cliente. Projetado para proporcionar descanso, ambiente de trabalho tranquilo e criar memórias duradouras, o novo alojamento será transmitido de geração em geração dentro da família. Está situado a menos de dez metros acima da cabana de madeira de 100 anos, que está cerca de 45 metros acima do nível do mar, em um terreno inclinado. Originalmente construída na Ilha Lopez, a cabana foi desmontada e transportada para a Ilha Guemes na década de 1940. Em contraste com as propriedades vizinhas, a cabana está localizada logo entre as árvores, em vez de estar à beira da água, o que proporciona uma sensação de privacidade e isolamento, ao mesmo tempo em que oferece vistas panorâmicas para o oeste. O novo alojamento segue essa mesma estratégia, sendo posicionado de forma a minimizar a interferência na vegetação da área e aproveitar ao máximo as vistas do segundo andar.
O alojamento está situado acima de um antigo poço que já não fornecia água. Um dos principais objetivos do projeto, além de criar uma estrutura para receber amigos e familiares, foi desativar o poço e instalar um sistema de captação de água da chuva e tratamento para torná-la potável. Também foi instalado um novo sistema séptico acima do alojamento e fora da área sujeita a inundações, visando garantir uma maior resistência às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar. A integração do alojamento com os projetos de infraestrutura é fundamental para o uso sustentável da propriedade a longo prazo. O projeto visava acomodar confortavelmente o maior número possível de familiares e amigos em uma estrutura compacta com vista para a água. As necessidades incluíam dormitórios, um banheiro, uma pequena cozinha e um espaço de trabalho. Devido ao terreno estreito e à presença de árvores, optou-se por uma solução compacta em dois andares, com a vantagem de que o segundo andar oferece vista para a cabana de madeira e para a água. Uma varanda coberta leva à entrada do alojamento e ao andar inferior, que conta com uma pequena cozinha, uma mesa embutida e um banheiro projetado para ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo. Uma escada central leva a uma área de estar no segundo andar, ao redor de uma grande claraboia que oferece vista para o topo das árvores e para o Canal de Bellingham. Nos extremos do espaço social estão localizados os dormitórios.
O alojamento foi projetado para se assemelhar à cabana de madeira rústica e ao revestimento de troncos semi-circulares do poço. Para diferenciar as metades inferior e superior, foram utilizados dois tipos de revestimento externo: madeira Disdero no nível inferior e cedro vermelho no nível superior, ambos pintados de preto. Os detalhes curvos nos beirais e nas escadas das beliches foram inspirados no perfil do revestimento de troncos. O design priorizou materiais de baixa manutenção, como aço inoxidável, compensado e marmoleum laminado, além de incluir armários embutidos em todo o espaço. Uma faixa horizontal de janelas oferece uma vista para a floresta enquanto os ocupantes sobem as escadas para o segundo andar. A área de estar em forma de U foi projetada para conversas informais e é também um local tranquilo para ler um livro, podendo acomodar confortavelmente três pessoas para dormir, se necessário. Telas de madeira proporcionam privacidade para as duas alas de dormir, cada uma equipada com uma cama queen-size embutida, beliche e soluções de armazenamento. O telhado de duas águas do alojamento segue o estilo tradicional da cabana original e sua cobertura assimétrica coleta água para o sistema de água potável, além de conter formalmente a área de estar do segundo andar.