Grandes Obras

Apple pode entrar na corrida da IA com chip para data center

Apple pode entrar na corrida da IA com chip para data center


Na corrida da inteligência artificial (IA), a Apple parece ser a big tech que está mais atrás na comparação com seus pares do Vale do Silício. E isso tem exasperado os investidores da companhia.

A companhia comandada por Tim Cook, porém, está trabalhando em um projeto secreto para desenvolver o seu próprio chip de IA para data centers, uma medida que tem potencial de dar vantagem à Apple nesta disputa, de acordo com o The Wall Street Journal (WSJ).

O novo projeto tem codinome interno de Projeto ACDC (Apple Chips in Data Center). Não há ainda uma data para algum anúncio, mas a Apple prometeu novos produtos de IA em sua conferência voltada para desenvolvedores, que acontece em junho deste ano.

“Acreditamos no poder transformador e na promessa da IA e acreditamos que temos vantagens que nos diferenciarão nesta nova era, incluindo a combinação única da Apple de integração de hardware, software e serviços”, disse Cook, na teleconferência de resultados trimestrais da companhia.

De acordo com o WSJ, a Apple tem trabalhado com a Taiwan Semiconductor Manufacturing, seu parceiro na área de chips. A Apple tem tradição em projetar e desenvolver os seus próprios chips. Ela já fez isso como iPhones, iPads, Apple Watch e os computadores Mac

Para o chip de servidor da Apple, o componente provavelmente se concentrará na execução de modelos de IA – o que é conhecido como inferência – em vez de treinar modelos de IA, onde a fabricante de chips Nvidia provavelmente continuará a dominar, de acordo com algumas pessoas a par dos planos.

A onda de IA generativa, em que o ChatGPT é o principal expoente, necessita de uma grande quantidade de servidores para fazer processamento dos dados. Hoje, a maioria das empresas dependem dos chips da Nvidia.

Por esse motivo, muitas companhias estão em busca de alternativas à Nvidia, que detém quase 80% de mercado desses chips – não à toa, a empresa vale atualmente US$ 2,2 trilhões, uma alta de quase 90% em seus papéis na Nasdaq.

O Google trabalha em um projeto desde 2023. E a OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, está também em busca de recursos para financiar um projeto de chips para IA. O Softbank está também captando US$ 100 bilhões para criar um rival para Nvidia.



Fonte: Neofeed

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *