O Atelier Posto 9 Arquitectos com grandes projetos em curso Discovery Center – British School of Lisbon e Edifício Terreiro do Trigo.
Fundado em 2002, por Joana Castanheira e André Ferreira, o Atelier Posto 9 Arquitectos desenvolve projetos com diferentes escalas e programas funcionais, tendo-se especializado nos setores educativo e habitacional (com especial enfoque na vertente de reabilitação urbana). Com vários projetos realizados ao longo dos anos, são vários os clientes que fazem parte do seu portfólio, nomeadamente a Universidade Lusófona, a Baía do Tejo SA, a Secretaria Geral do Ministério das Finanças, a AMI – Fundação de Assistência Internacional, a Geomelo SA, a Stone Capital SA, entre muitos outros.
Segundo Joana Castanheira e André Ferreira “a nossa dedicação é máxima em cada trabalho. Acreditamos numa arquitetura simples e intemporal, que seja capaz de adicionar valor e qualidade de vida aos seus utilizadores. Ao projetar, procuramos soluções que respondam aos objetivos dos nossos clientes, sem comprometer a natureza de cada espaço. Estamos sempre ao lado dos nossos clientes, acompanhando-os em permanência durante todo o processo e vivendo de perto a evolução de cada projeto”.
PRÓXIMOS PROJETOS
O Atelier Posto 9 Arquitectos tem neste momento dois grandes projetos em curso, que incluem o Discovery Center – British School of Lisbon e o Edifício Terreiro do Trigo.
Discovery Center – British School of Lisbon
Proposta de legalização e ampliação do antigo Conjunto Olímpico de Piscinas e área envolvente, integrado no Complexo Desportivo do Belenenses (Lisboa). O programa divide-se ao longo de três pisos, sendo os dois primeiros destinados às atividades letivas gerais e o terceiro ocupado por funções mais reservadas (biblioteca) ou destinadas a adultos (sala de professores, sala multiusos/receção aos pais). A proposta para os espaços exteriores procura utilizar o terraço exterior do piso 1 como ampla área de recreio dividido em diferentes plataformas interligadas, destinadas a campos de jogos, jardim, horta, espaços de estar, recreio informal, recreio coberto, anfiteatro, etc.
Edifício Terreiro do Trigo
O edifício corresponde a uma obra de alteração e ampliação de dois edifícios de comércio e habitação situados no Largo do Terreiro de Trigo. Ambos os edifícios são construções pré-existentes que se encontravam parcialmente devolutas.
O princípio da proposta assenta na reabilitação profunda dos edifícios que, ao longo dos anos, foram sofrendo diversas intervenções e obras pouco cuidadas, desrespeitando os seus valores históricos e estruturais.
A proposta de arquitetura não sugere apenas a reabilitação interior e exterior, como também reconfigura a compartimentação interior e introdução de novos acessos verticais. Além disso, definiu uma configuração funcional interior de um novo edifício único.
A construção disponibiliza 12 apartamentos distribuídos em 5 andares, sendo o último de águas-furtadas. O piso térreo oferece 476m2 de área comercial dividida em 4 espaços: 3 com acesso para o Largo do Trigo, 1 com acesso pelo Arco do Rosário.
Os apartamentos foram concebidos numa versão contemporânea do funcionalismo pombalino, apresentando áreas fluidas de altos tetos, sem corredores.
O projeto foi desenvolvido com a preocupação constante de preservar e reabilitar elementos de valor patrimonial e arquitetónico, integrando na arquitetura contemporânea características da intervenção proposta.
LINKS
Galeria