A Space Perspective fez o primeiro voo para testar a cápsula turística Netuno, impulsionada por um balão gigante. A missão foi feita sem tripulantes e durou, ao todo, seis horas, alcançando uma altitude de aproximadamente 100 mil pés (30.480 metros de altura), na Flórida, nos Estados Unidos.
“Este voo demonstrou com sucesso a extraordinária acessibilidade da experiência de voo espacial da Nave Espacial Netuno com sua suave subida, descida e aterrissagem. Um passo crítico para abrir o espaço para mais pessoas do que nunca”, disse Jane Poynter, fundadora da Space Perspective, por meio de comunicado. A empresa afirma que o voo foi realizado na última semana.
Os testes de voos tripulados devem ser iniciados nos próximos meses, com os passeios comerciais previstos para 2025. A Neptune-Excelsior, versão de teste da cápsula, decolou na Flórida diretamente do convés do MS Voyager, navio-porto inaugurado pela empresa em agosto.
Após alcançar a altitude prevista, a nave prosseguiu com uma descida controlada de volta ao porto, realizando um pouso bem-sucedido.