Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa que se desenvolve em uma faixa. Uma casa que ocupa um lugar desocupado ao lado de uma residência existente. Uma extensão independente da mesma. Uma proposta para pensar em como re-densificar. Um diálogo material entre o que há e o que virá. Uma casa ao lado da casa.
A nova construção é implantada no lado esquerdo de uma grande residência existente, estende-se em forma de barra e ocupa todo o comprimento do terreno. Ao longo desta estrutura, os diferentes usos se sucedem: garagem, pátio de entrada, lavanderia, quartos, banheiro, galeria, sala de estar, sala de jantar, cozinha. Dois pátios lineares acompanham ambos os lados da faixa, gerando diferentes aberturas para eles. Essa conformação em barra permite que ambas as residências mantenham sua autonomia dentro do mesmo lote.
Casa ao lado da casa mantém uma relação material, não tanto estética, com a residência existente, utilizando o tijolo em toda a sua extensão. Assim, embora formalmente se distinga o novo do pré-existente, mantém-se um diálogo material em todo o conjunto.
Em muitos dos tantos loteamentos de baixa densidade encontrados nos bairros periféricos da cidade, começa a manifestar-se a necessidade de novas formas de ocupar o espaço urbano. Devido à urgência habitacional e à mudança de paradigma em relação a novos modos de habitar, o que é proposto para Casa ao Lado da Casa é justamente uma estratégia para ocupar espaços vagos propondo novos diálogos entre o que existe e o que em breve chegará. Uma possível maneira de re-densificar a periferia.