Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com a perceção do lugar. Mais do que olhar exclusivamente para o edifício pré-existente interessava olhar para o contexto mais amplo, para as suas potencialidades, condicionantes e para as relações que se estabelecem. São estas relações que fundamentam a ideia inerente ao projeto. Localizando-se em Nandufe (Tondela), a casa inspira-se neste local de tradições com história traduzindo-os em novas abordagens espaciais e construtivas. Molda-se com sobriedade, flexibilidade e equilíbrio a um estilo de vida contemporâneo. A funcionalidade funde-se com a estética, com a arte e com os elementos naturais. A casa sustém o terreno circundante estando encaixada numa pequena parcela contígua à rua, espaço público este que se relaciona de uma forma híbrida com o espaço privativo interior. Ora se fecha, ora se abre numa transição gradual e controlada.
Num nível superior, a vista estende o seu olhar sobre uma inspiradora paisagem natural ponteada por apropriações urbanas e que se transforma pausadamente ao seu próprio ritmo. A paisagem não só é captada, mas também trazida para o interior que se desmaterializa e funde-se com o exterior, proporcionando uma sensação de amplitude espacial. As suas dimensões, materiais, detalhes e design procuram sempre a maior eficácia numa experiência confortável com significado e sustentada na liberdade, na emoção e na beleza. A casa pretende ser um refúgio da vida exterior, uma pausa na acelerada experiência diária, um momento de silêncio para ver, sentir e viver melhor. Detalhes espaciais e técnicos: Piso 1: Mobilado e decorado. Design espacial que se acomoda às alterações da vida. Espaço híbrido que funciona como receção, espaço de arrumação, lavandaria e garagem, mas que pode evoluir e transformar-se acomodando outras eventuais necessidades tais como quarto extra ou escritório conforme estudo já realizado. Adaptação com intervenção mínima já que utiliza os mesmos elementos, promovendo uma readaptação dos mesmos.
Piso 2: Mobilado e decorado. Uma sala/cozinha que se adapta às necessidades diárias. Conviver, cozinhar, comer e descansar partilham o mesmo espaço. Complementada por soluções de arrumação em armários lacados integrados em ilha da cozinha totalmente equipada e com bancada em mármore e madeira natural de carvalho. Bancada/guarda junto ao vão de correr para colocação de televisão, mesa de refeição. Cortina translúcida sistema franzido. Quarto com roupeiro lacado e integrado na totalidade da parede de topo do espaço. Bancada/guarda junto ao vão de correr. Cortina blackout sistema franzido. Instalação sanitária completa com painel único de azulejos pintados à mão. Infraestruturas técnicas: Climatização ambiente através de sistema de ar condicionado que simultaneamente emoldura em aguarelas exclusivas um fragmento da paisagem natural/urbana de Nandufe. Funcionalidade funde-se com a arte. Aquecimento local com salamandra a lenha que realça o caráter de refúgio. Aquecimento das águas com painel solar térmico sistema termossifão para minimização de ocupação de espaço interior.