- Área:
306 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Accoya, Dynamic Windows, Foscarini, Leicht, Reynaers Aluminium, Valor, Woodpecker
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Madrona se encaixa em um bairro histórico no topo de uma colina de Seattle, com vista para o Lago Washington e a Montanha Cascade. Construída para um casal recentemente aposentado, que era proprietário da casa histórica ao lado, a casa foi desenhada para maximizar a luz solar e a conexão com o exterior, com um forte senso de massa e materialidade.
Espessura & Luz – Os clientes desejavam uma casa de concreto centrada em torno de um pátio com o máximo possível de conexão com jardins, espaços ao ar livre e luz natural. Um dos clientes é da Suíça e sonhava com uma casa toda de concreto, enquanto o outro queria algo acolhedor que se relacionasse com o bairro. A casa foi projetada como uma base de paredes espessas e uma lareira que surge dela, coberta por um volume de madeira. As fôrmas de concreto foram serradas permitido a criação de aletas irregulares. Essas texturas em relevo mudam com a hora do dia e a cor do céu ao longo das estações, conferindo uma sensação de peso e permanência à casa. As aberturas envidraçadas estão embutidas na superfície interna para marcar a espessura das paredes, criando espaços externos cobertos sempre que possível. Detalhes como uma junta contínua entre o concreto e o andar superior de madeira acentuam o volume e a composição elementar da casa. A luz entra através das extremidades mais abertas ao leste e oeste da casa, bem como desde o pátio e das grandes claraboias. A parede norte do espaço principal captura e difunde a luz ao longo do dia, compensando o acesso mínimo à luminosidade devido ao vizinho de 3 andares ao sul.
Jardins & Ar – Apesar das casas vizinhas estarem tão perto, a integração entre jardins e ar fresco era importante no projeto. Para o oeste, um bosque de entrada e um jardim de ervas para a cozinha são contidos por um muro de tijolos histórico preservado, enquanto o morro leste é um prado em miniatura, proporcionando um primeiro plano exuberante para as vistas do lago e da montanha. Um telhado verde trata o escoamento, fornece habitat para polinizadores e confere um cenário colorido para as vistas do segundo nível. A ventilação passiva é alcançada através de, no mínimo, duas aberturas operáveis por cômodo, juntamente com duas claraboias maiores que permitem a ventilação através da escadaria e do telhado superior, criando um ambiente de estar em conexão com a natureza e evitando a instalação de ar-condicionado.
Envelhecimento no Local – Como a casa foi projetada para ser reduzida, o envelhecimento no local foi outro critério chave. O desenho inclui um térreo completamente plano, que pode ser facilmente convertido e se tornar acessível. O escritório foi projetado para fácil conversão em um quarto principal. Por fim, um espaço para um futuro elevador foi inserido no projeto caso seja necessário, este local é usado atualmente para armazenamento em ambos os níveis. Essas medidas garantem que a casa possa ser apreciada pelo resto da vida dos clientes e oferece flexibilidade para futuros proprietários.