
Descrição enviada pela equipe de projeto. Shamalat é um espaço cultural na periferia de Diriyah, em Riad, na Arábia Saudita.
Trata-se de uma antiga casa de barro que foi adotada e convertida em centro cultural pela renomada artista saudita Maha Malluh. A construção foi reformada usando uma abordagem experimental em duas fases – Restauração e Adição. Partes da casa de barro foram mantidas intactas, enquanto outras foram reformadas com materiais contemporâneos. A nova adição segue a posição do pátio original e é construída em torno dos restos do muro de adobe original. É visível tanto de dentro como de fora da edificação. Sua fachada é revestida com uma pedra branca quente da região que fornece um pano de fundo perfeito para o volume de barro texturizado.
A nova adição funciona como galeria e residência artística no segundo nível, além de oferecer uma sala escura para projeções e um espaço de oficinas. Como artista, Maha usa o poder da narrativa para mudar o significado que o passado tem para nós na contemporaneidade. A casa de barro reinventada em Diriyah convida os jovens a vê-la de forma diferente se comparada com as outras casas do mesmo material. O projeto contou com a colaboração de uma dupla de jovens arquitetos, Syn Architects, que já trabalhou com consultorias de restauração em outros projetos de preservação.
Um sentimento de dualidade é inerente ao nome Shamalat, uma modificação de Shmam. Na poesia de Jahili, os cumes das montanhas gêmeas são uma testemunha do tempo, um pano de fundo contra o qual ocorre a ação central do poema. É uma forma de evocar e envolver a sabedoria e a orientação do passado, uma vez que sustenta o presente e também avança para o futuro, criando um espaço para mentes jovens, cuja criatividade criará ligações ainda mais fluidas entre os tempos.